quinta-feira, setembro 01, 2005

Poupem água

esta foi uma frase que me bateu à porta durante o verão. vi-a escrita em vários blogs, mas nenhum se propunha a explicar o que já tinha feito para poupar a água... e eu desconfio sempre de frases feitas sem nenhum aspecto praticável.
lá andei a pensar:
lavar menos vezes o carro? - ninguém iria notar na água....
tomar banho menos vezes? - não podia exagerar e portanto abdiquei do meu banho semanal de imersão!

e não me ocorria mais nada, até que olhei para uma das torneiras da casa de banho. pingava. pinga após pinga não parava nunca. decidi colocar um recipiente para que as pingas caíssem dentro. e desde então que a minha casa de banho parece um conta gotas gigante. sabem quantos litros cai num dia? 3 litros. aproveito essa água para regar as plantas ou para a sanita...

o que é que já fez para poupar água? é que não me ocorrem mais formas...

13 Comments:

At 9:15 da manhã, setembro 01, 2005, Blogger salomé said...

Eu comecei por fechar a torneira enquanto lavo os dentes e ensaboar-me no duche com a torneira também fechada. Para além disso, nunca despejo completamente o autocolismo e sempre que tenho de fazer alguma coisa que implique o desperdício de água, sou muito rápida a fazê-lo. Na minha casa já é alguma coisa. A grande diferença está no acto de pensar em poupar, o que ajuda, com a devida fundamentação de novos hábitos, a poupar realmente.

 
At 9:35 da manhã, setembro 01, 2005, Blogger Ísis Osíris said...

salomé, só discordo de uma coisa: a grande diferença não está no acto de pensar, mas sim de o fazer efectivamente! ;) essa do autoclismo também faço (n me lembrei) e quando vou a cafés, bares, restaurantes quase estrago aquelas torneiras q teimam em deitar fora mais água do que eu preciso...

 
At 10:19 da manhã, setembro 01, 2005, Blogger salomé said...

Acho que não me expliquei bem... O que disse foi que o despertar da consciência para a necessidade de poupar (pensar em) é o que faz a diferença e nos impulsiona a poupar realmente. Esta onda de poupança proliferada nos blogues fez-me realmente pensar e só depois disso é que comecei a actuar. E, de início, continuava a desperdiçar até me lembrar que a água é escassa. Demorou até entrar no esquema. se pusermos as pessoas a reflectirem, daí à popupança efectiva é um caminho mais curto.

 
At 11:24 da manhã, setembro 01, 2005, Anonymous Anónimo said...

eu durante o mes de Agosto andei a:

tomar os meus banhos na praia;
o meu carro é branco e parece castanho;
urinei para as plantas;
só puxei o autoclismo qd a sanita estava cheia;
não bebi água qd saí á noite;
etc...

isto é que é poupar água!

agora fora de brincadeiras, os meus "velhotes" sempre me ensinaram a poupar água, acho que poucas vezes desperdicei muita água!

beijos e abraços
mPm

 
At 1:42 da tarde, setembro 01, 2005, Blogger Pêndulo said...

"quantos litros caem"
Eh eh eh ;)

 
At 2:02 da tarde, setembro 01, 2005, Blogger Ísis Osíris said...

ai. ai. ai. mas vocês só lêem pra ver os erros?!! rrrr já não vos aguento! já chega de castigo por eu achar q raramente dava erros de ortografia... está bem?!

 
At 2:04 da tarde, setembro 01, 2005, Anonymous Anónimo said...

ver se me faço entender à primeira:
não vejo novidade nenhuma nisso de por o recipiente por baixo da torneira que pinga (antes de chamar o canalizador, claro está), nem nisso de fechar a torneira enquanto lavo as mãos ou os dentes...

nunca vos tinha ocorrido??!!??

 
At 2:07 da tarde, setembro 01, 2005, Blogger Ísis Osíris said...

não... e chamar o canalizador? ainda não me dispus a isso... ;)

mas tens (mais) ideias brilhantes? sei lá... pra fazer disto um brainstorming...

 
At 3:42 da tarde, setembro 01, 2005, Anonymous Anónimo said...

tenho uma muito parva que me ocorreu hoje enquanto tomava banho: fechar o ralo mal se entra na banheira. e abrir o chuveiro. depois retirar toda a água da banheira imediatamente antes de por o champoo e essas coisas. assim temos água para rega (deixar arrefecer ou pode queimar as plantas...) que até dá para estrumar. quantos menos banhos se tomarem melhor são cumpridos os objectivos: a poupança de água e uma melhor estrumagem!

 
At 6:48 da tarde, setembro 01, 2005, Blogger Elentári said...

"Poupem água
esta foi uma frase que me bateu à porta durante o verão. vi-a escrita em vários blogs, mas nenhum se propunha a explicar o que já tinha feito para poupar a água... e eu desconfio sempre de frases feitas sem nenhum aspecto praticável."

Quando coloquei este post indiquei o blog do Solariso. Lá não faltavam dicas.
De qualquer forma, poupar água é a coisa mais simples do mundo, parece-me.
Nos comentários anteriores vocês já referem coisas simples que em muito contribuem para o efeito.

Um abraço para todos os que pensam em poupar água quando a estão a utilizar. Manter essa ideia em mente já ajuda muito no concretizar da poupança!

 
At 9:17 da manhã, setembro 02, 2005, Blogger Ísis Osíris said...

fui ao blog do solriso que não tinha ido na altura em que encontrei esta frase em vários blogs. fui hoje e de facto ele tem lá um prospecto com várias dicas, o que não invalida as dicas com piada q por aqui apareceram!

 
At 1:35 da tarde, setembro 08, 2005, Anonymous Anónimo said...

ainda que se tente controlar a água usada no autoclismo, tal processo não é fácil, e julgo todos sabermos que não se precisa de utilizar toda a água do depósito do autoclismo para limpar bem a sanita (bem pelo menos na maioria das vezes...!!) - pode-se, portanto, colocar uma garrafa de 1,5l de água cheia dentro do deósito da sanita, será menos esse volume de água que será usado a cada descarga.

Nas lavagens da roupa e da loiça com máquina, a poupança prende-se a uma utilização de níveis próximos do máximo. Em lavagens à mão evitar a lavagem em água corrente, é um tremendo desperdício.

Mas para além da poupança de água julgo ser de maior importância pensarmos na qualidade da água, por exemplo, quando se lava a loiça, usa-se regra geral um excesso de detergente que irá poluir a água, ao despejarmos todo o tipo de óleos pelo cano abaixo também estamos a poluir tremendamente a água, que numa fase posterior irá parar aos nossos rios e barragens, ao mar...

Impõem-se hoje uma estratégia clara de poupança de água, mas por certo também e talvez aindsa com mais pertinência, uma estratégia de cultura da água - quantitativa e qualitativa.

Espero que este comentário possa ser de alguma forma útil!!

 
At 5:39 da tarde, maio 01, 2009, Anonymous couto said...

Eu sou também uma pessoa preocupada com o desperdicio da água.
Parece-me importante por em prática todas estas acções, pois se não as tomarmos em conta, qualquer dia destes o poço vai mesmo secar.
Tomar banho de imersão ou deixar a água a correr enquanto lavo os dentes ou desfaço a barba são já algumas das minhas acções.
Espero estar a contribuir para a poupança da água do nosso planeta.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?