domingo, agosto 28, 2005

espontâneo vs premeditado

hoje dei por mim a pensar nas consequências de querer viver uma vida plena de espontaneidade. a verdade é que eu não gosto que me obriguem a ter rotinas, nem a saber o que vou querer fazer de todos os dias até ao fim dos tempos, nem de me obrigarem a dizer ao certo o que quero para daqui a 5 minutos.
obviamente sou capaz de ter compromissos, comprometimentos com este ou aquele aspecto, mas se querem saber, o que eu gosto mesmo é de decidir na hora de agir: quero isto, aquilo, ou desculpa lá, não quero mesmo nada.
sou sem dúvida uma pessoa de contra-sensos: não quero compromissos nem prisões, mas comprei uma casa fixa... invisto numa carreira mais ou menos invariável!
mas voltando ao início: quais são as consequências de uma forma de estar na vida repleta de espontaneidade?
1. as pessoas à minha volta podem não gostar e cansarem-se de lidar com incerteza
2. ter medo de perder os que estão à minha volta (reflexo da nº 1)
3. ás vezes, perder o norte e já não saber por onde ando e fico sozinha às voltas
4. cansaço
5. a dificuldade de fazer os outros entenderem esta forma de ser
6. entusiasmo
7. novidade
8. paixão
9. aventura
10. evitar os fretes!!
o que me assusta é alguns acharem difícil viver-se de uma forma autêntica:
em que tenho o poder de escolher o que quero dizer, fazer ou estar!

4 Comments:

At 9:37 da tarde, agosto 28, 2005, Blogger Pêndulo said...

Só para informar que se escreve "às" e não "ás". Eh eh eh

 
At 9:28 da manhã, agosto 29, 2005, Blogger Ísis Osíris said...

obrigada pêndulo... como já deves ter reparado isso é uma recorrência nos meus erros... acho que vou optar por considerar isso um problema sem cura da minha parte... não existe medicação!

 
At 1:33 da tarde, agosto 29, 2005, Blogger Elentári said...

"o que me assusta é alguns acharem difícil viver-se de uma forma autêntica: em que tenho o poder de escolher o que quero dizer, fazer ou estar!"
Mas achas que só é autêntico quem é espontâneo e decide as coisas ao minuto?
Não posso concordar, as pessoas que planeiam a sua vida de uma forma mais calculada e a um certo médio-prazo podem também ser autênticas com o que sentem/querem, não achas? Parece-me uma questão de instabilidade vs.estabilidade de sentimentos, desejos, vontades, mais do que propriamente autenticidade...

 
At 1:42 da tarde, agosto 29, 2005, Blogger Ísis Osíris said...

até q enfim alguém que repara na questão da autenticidade. é q esse era um conceito diferente do espontâneo.

é que essa questão não tem necessariamente a ver com o decidir as coisas na hora ;) ser autêntico e ser espontâneo são dois aspectos diferentes, que podem ou não ser complementares.

ser autêntico é ser-se fiel ao que se quer, planeado a curto, médio, longo prazo. no entanto, se não fores espontânea, podes ficar presa a planos que já não são autênticos!

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?