Curiosidades
Estou a ler "O voo das cegonhas", de Jean Christophe Grangé que a Isis me ofereceu no meu aniversário. É um tipo de história que me cativa por alguns motivos: está bem escrito dentro do género (thriller/romance de aventura), envolve a investigação de um homicídio e a narrativa passa por diversos países, ou seja, segue a migração de grupos de cegonhas.
Coloco dois excertos que achei interessantes sobre superstições, uma da Bulgária e relativa aos ciganos, e outra dos habitantes da selva da República Centro-Africana.
"- Marcel, diz-me uma coisa: por que motivo andam as crianças roms (ciganos) tão sujas?
- Não é negligência, Louis. É uma velha tradição. Segundo os roms, uma criança é tão bonita que pode suscitar a inveja dos adultos, sempre prontos a deitar mau-olhado. É por isso que nunca as lavam. É uma espécie de disfarce. Para ocultar a sua beleza e pureza aos olhos dos outros."
"Beckés tinha uma visão particular da floresta equatorial. Como todos os m'bakas, pensava que a selva era habitada por espíritos, forças poderosas e invisíveis que mantinham secretas cumplicidades com os animais selvagens. Aliás, os centro-africanos não falavam dos animais como o faria um europeu. A seus olhos tratavam-se de seres superiores, pelo menos iguais aos homens, que era indispensável temer e respeitar, e aos quais se atribuiam sentimentos e poderes secretos. Assim, Beckés só falava 'da' Gorila em voz baixa, com receio de 'a' vexar, e contava como à noite a Pantera podia quebrar o vidro dos candeeiros servindo-se apenas do olhar."
Isis: tinhas razão, mais um que não se consegue parar de ler!
4 Comments:
Que mundo à parte...
Vale a pena ler este livro, Bruno.
Terminei ontem, e depois de África ainda se deu um salto à Índia...
O final da história foi muito bem elaborado.
O tempo passa a correr porque é tudo muito entusiasmante!
Eu estava a brincar... de momento ando a ler "O Medo" de Al Berto aos poucos! Quando acabar (o livro é enorme) dou uma vista de olhos! Não consigo, e sei que há pessoal que consegue, ler mais que um livro ao mesmo tempo!
o livro é muito bom. quando o comecei a ler, não consegui parar. estava sempre a ler... na praia, na esplanada e até no quarto antes de sair, ou de dormir....
Enviar um comentário
<< Home