sexta-feira, junho 25, 2004

A Selecção

Lá vamos ganhando e passando as fases, sempre com o mesmo sofrimento de sempre. Mas não bem sobre futebol (o jogo) que vou falar.

Ando a ficar cada vez mais espantado com a mobilização social à volta de uma coisa como o desempenho da selecção no Euro.
Um dia o Scolari é um burro estúpido. No outro, o grande heroi.
Um dia o Baia era indispensável. Agora o Ricardo já o melhor do mundo.

Mas àparte estas coisas, acho que não dúvidas que o futebol cada vez mais é o único escape e fonte de alegria para o nosso povo sacrificado. Não há crise economica, desemprego, desmandos do poder, abusos de poder e escandalos politicos e financeiros, mortes de candidatos ao Parlamento Europeu que resistam a uma bola que entre entre dois postes e uma trave. E isso preocupa-me. Preocupa-me porque quando acabar o Euro ou Portugal for eliminado, este país, para além da depressão que vinha detras, vai ficar com outra: a da ressaca do antidepressivo (futebol) que será retirado a frio. E depois quero ver como vai ser.
Não me interpretem mal: até estou a gostar do Euro pelo qualidade dos jogos e pelo colorido e confraternização entre os povos que gera. Mas não deixo de pensar que isto tudo, incluido as bandeiras à janela e o recem-descoberto patriotismo, não passa de apenas mais uma daquelas situações em que se diz "pá, pago a conta para semana, porque agora é preciso festejar/descansar/esquecer/divertir-me". E entretanto os juros acumulam-se.
Esperemos que o tombo não seja muito grande.

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?