segunda-feira, fevereiro 16, 2004

energia renovável: música

Podem perguntar-se o que têm em comum Placebo, Bjork, Adriana Calcanhoto, Carlos Nuñes, Gottan Project e Nick Cave? Pertencem todos a uma forma de arte: a música. Sinto-me felizarda por ter tido a oportunidade de ouvir e ver alguns deles, mas fica-me na boca um travo de nostalgia por não ter tido oportunidade de ver Gottan Project. E um travo amargo por Nick Cave vir ao nosso país e dar apenas dois concertos numa sala pequena para os seus muitos fãs e ambos na Capital.

Imagino o que sentirão as pessoas que vivem longe dos centros urbanos e principalmente de Lisboa. Somos uma nação com dimensões pequenas, que aposta pouco na divulgação da cultura e principalmente em levar a pretensa cultura a todos os pontos do país. Benditos festivais de Verão que são em terras no interior e deslocadas da suposta sociedade privilegiada, com variadíssima oferta. Existem excepções.

Tive o prazer de ver Placebo no Coliseu do Porto que se encheu de pessoas de preto numa noite de tradição da queima das fitas; fui ao Meco ver uma fada em palco (a Bjork aproxima-se da minha imagem de anjo...); desloquei-me a Coimbra para poder ver a Adriana no seu encanto sereno e forte no palco e fui ontem ao Rivoli do Porto assistir a um espectáculo de música celta pela “gaita” de Carlos Nuñes. Perder Gottan Project foi um azar meu, mas perder Nick Cave por terem esgotado os bilhetes em Lisboa?!! Deixou-me indignada... porque por vezes não sabemos das coisas que se vão passando abaixo do Douro.

E lembrei-me de tudo isto, porque quanto a Vocês não sei, mas eu preciso do que sinto nestes concertos para preencher uma necessidade que não é comida, nem amor, nem vontade de saber... é uma necessidade maior, mais aberta, mais profunda... é o sonho, é a realidade, é o ritmo, é a beleza, é o “jogo de futebol”, é a energia renovável que me entra no corpo através dos ouvidos... dos olhos e que é traduzida em energia para oferecer aos outros através da boa disposição, da partilha!

Carlos Nuñes levou-me até ao encantamento da Bretanha, da Irlanda... do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda.... elevou-me o espírito e a alma até um paradeiro inexplicável por palavras. O meu sorriso durante todo o concerto. O sorriso do pai e da mãe com um filho que deveria ter não mais do que 5 anos... Isto são imagens que guardo na minha caixinha dos momentos íntimos e intransponíveis que me aquecem na solidão e no “frio” que pode ser o nosso dia-a-dia! Não me levou a saltar como Placebo, não me levou às lágrimas como Bjork, nem à nostalgia que me levou Adriana, mas foi igualmente bom intenso e delicioso! Animem-se os admiradores de Michael Nyman, porque ele estará cá em Abril.

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?