terça-feira, julho 24, 2007

Sobre a vida e a morte

Agora que recuperei a password, faço este post. É um cut and paste do comentário deixado na posta da Tulipa acerca do fim dos caracois. Para que se veja. E para que alguém, se quiser, diga "Eu vou" nos comentários.



Só quem está vivo fala em morte. Por isso isto está vivo.Poucos jantares? é verdade. Mas também não me parece assim tão grave. A quantidade nunca foi sinónimo de qualidade. Aliás, sei que basta haver um novo jantar para a magia voltar a acontecer.Quanto ao blog...até porque, salvo erro, fui eu que o criei inicialmente, nunca me pareceu que devesse versar apenas sobre livros de papel.Aqui escreve-se. E lê-se. Meus amigos, isso é mais que discutir livros de papel. Há criação, há o uso da linguagem na forma escrita, há o uso da criatividade. Ainda mais verdadeiro porque instintivo, ao sabor da pena (ou das teclas) quando apetece comentar, provocar, desabafar.Um blog com espartilho vitoriano não me parece o caminho (no sentido de ter uma "linha editorial"). Antes, a diversidade livre de quem gosta, lhe apetece, escrever sobre qualquer coisa. Mesmo qualquer coisa. O valor de ligação de um espaço como este não é negligenciável. Perguntem à nossa caracol que está nos açores ou outros que por outras razões mantém a ligação nem que seja vindo cá ver se alguém se lembrou de mandar uma posta.Como colectivo que é, mesmo que com os seus líderes naturais, apenas o colectivo, por unanimidade, poderá decidir a morte deste espaço ou dos caracois. E enquanto houver um que decida pela vida, acho que deve continuar. De um grupo que começou com dois elementos, houve crescimento, membros "convidados", renovação.Existem membros espalhados por este universo virtual que é a internet. Pelo menos dois pronunciaram-se nestes comentários. Outros são visita regular. Não somos os que que vão ou foram aos jantares que fazem dezenas de milhares de visitas em quatro anos. Significativo quando aqui não há pornografia (pelo menos no sentido clássico...).Nós não temos consciência do impacto que eventualmente criamos.A Tulipa Isis Osiris, quis dar um abanão nas coisas. Eu, como membro fundador com ela, desse jantar ainda lembrado e brilhante na penumbra do passado e da memória respondo ao desafio da única forma possível:Convoco um jantar de caracois para o próximo sábado, com o ponto de encontro às 21h no local do costume. Algum restaurante nos abrigará para uma discussão sobre livros para férias e o que mais surgir - porque para além e a partir dos livros há conversas que surgem e fluem à mesa.Pelo menos uma pessoa jantará nesse sábado, acompanhado por um livro: Eu. E os caracois continuarão.

6 Comments:

At 10:51 da manhã, julho 25, 2007, Blogger Elentári said...

Olá Asdrubal! Gostei da iniciativa!
No entanto não vou poder estar presente, pois já me tinha comprometido com outras pessoas em outras andanças... Mas mesmo assim preferi avisar-te, pois também para mim os caracóis são para continuar!
Beijo

(posso pedir um favor: depois do jantar alguém que coloque por favor um post com as sugestões literárias para férias. gracias!)

 
At 2:25 da manhã, julho 26, 2007, Blogger Rainha das cores said...

nestas coisas internauticas de blogas e assim tudo toma contornos diferentes, por vezes "estranhos". Porque sem conhecermos pessoas parece que sabemos delas um pouco, parece que estamos com elas, que partilhamos espaços físicos, vivencias...
vim ter aos caracóis não sabia ainda o que era um blog. fazia apenas pesquisa sobre um livro que precisava de ler para a faculdade. E várias coisas me atraíram a atenção. Era como se as pessoas que escreviam por cá não só partilhassem a minha cidade como também muitos dos meus "meios", dos meus gostos.
Depois deparei-me com os meus sentimentos escritos por outra pessoa. Um homem. Que falava de uma deusa.
E depois de uma mulher, muito especial, que escreve com a alma e que sempre me pareceu familiar, mesmo que não saiba quem é.
Depois novas pessoas, diferentes registos, mas sempre algo diferente, rico.
As fases de crise e questionamento são boas (nem que seja para o Asdrubal voltar a mostrar a sua "voz" ;)) e tornam este grupo ainda mais especial!
Digo mais... encho-me de vontade de me juntar num futuro jantar de Caracóis, quando voltar a Portugal. Sim, assim em auto-convite! ;)
Ate la, leiam, bebam, escrevam, vivam! Continuarei a gostar do vosso registo de "mundo"

 
At 7:06 da tarde, julho 26, 2007, Blogger Asdrubal Vercingetorix said...

Estás já convidada

 
At 3:36 da tarde, julho 29, 2007, Blogger rps said...

É de homem!

 
At 10:25 da manhã, julho 30, 2007, Blogger Luna said...

Muito bonito! :)

 
At 4:58 da tarde, julho 30, 2007, Anonymous Anónimo said...

Com muita pena minha só agora estou a saber da existência do jantar... Estive toda a semana na Letónia e só cheguei no Domingo. Mas espero que o jantar tenha corrido bem, ao sabor das palavras e de um bom vinho... Espero estar presente no jantar pós-férias! Até lá, boas férias para todos os caracóis!

Lela

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?