sexta-feira, julho 13, 2007

Peça "Fando e Lis", de Fernando Arrabal

O absurdo do mundo do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal não nasce do desespero do filósofo em busca de penetrar o segredo da existência, mas do absurdo das suas personagens que vêem a situação humana com os olhos da simplicidade ou imediaticidade infantil, que não permite uma maior compreensão da realidade do objecto observado. Também como as crianças, os seus personagens são por vezes cruéis, porque não compreenderam ou sequer tentaram compreender a existência de uma lei moral. E assim, como as crianças, eles sofrem a crueldade de um mundo como flagelos incompreensíveis.


Em Fando e Lis, o personagem Fando empurra a sua amada Lis, que é paralítica, numa cadeira de rodas a caminho de Tar. Fando está preso a acessos de extrema violência e, no seguinte instante, com uma evidente sinceridade, ele ama Lis profundamente, mas ao mesmo tempo ela irrita-o por ser para ele uma pesada carga. Mesmo assim, Fando procura diverti-la tocando em seu tambor, e cantando a única canção que sabe, a canção da pena.

Fando e Lis encontram um trio de personagens - Mitaro, Namur e Tosa - que carregam um guarda-chuva permitindo pôr uma distância perante este drama e acrescentam um toque de "ligeireza ', surrealismo e uma comicidade inquietante. Uma vez que eles são a cumplicidade e excrescência da intimidade com Fando, não entrarão na intimidade de Lis.

Eles também estão a caminho de Tar. Assim como Fando e Lis, parece quase impossível que estes personagens encontrem o seu destino, pois, em vez de chegarem a Tar, ficam sempre rodando em torno do ponto de partida. Tar, o local onde a dor, a doença, a dúvida, o frio desaparecerão. O paraíso. Afinal, algo que todos procuramos...ali tudo será diferente.

“Há nesta escrita uma crueldade, uma profunda aflição, uma poesia palpitante e tangível, sem julgamento. Uma brutalidade mórbida de uma infância perdida e desventrada…um espectáculo inquietante. Este drama produz-se todos os dias”.


Ficha Técnica

Jorge Martins…………………………..Fando
Isadora Faustino………………………Lis
Susana Gonçalves……………………Tosa
Alexandre Campos……………………Namur
Ricardo Alves…………………………..Mitaro

Encenação…………………………..William Gavião
Designer Cartaz………………………..Alexandre Campos
Selecção Musical………………………William Gavião
Figurinos e Adereços………………….A Turma
Produção………………………………..A turma e Cair-te Teatro / Teatro Reactor

Apoios:
Câmara Municipal de Matosinhos
Museu da Quinta de Santiago


- ENTRADA LIVRE -
Recomenda-se levar roupa quente, uma vez que, sendo a peça ao ar livre, e tendo em conta a localização do espaço, fica particularmente frio, apesar da altura do ano que atravessamos

7 Comments:

At 4:38 da tarde, julho 13, 2007, Blogger Ísis Osíris said...

Que orgulho! Eu estarei lá para aplaudir!!!!

 
At 4:47 da tarde, julho 13, 2007, Blogger Elentári said...

Estou a identificar aqui alguns nomes conhecidos!!!
Espero poder estar presente. De qualquer forma estão de parabéns!!!
E devo ainda acrescentar que o cartaz está lindo!

 
At 10:17 da manhã, julho 16, 2007, Blogger Rainha das cores said...

e o museu é tao giro!!!

 
At 10:17 da manhã, julho 16, 2007, Blogger Rainha das cores said...

nunca acerto nestas letras à primeira! acho q sou um bocado dislexica e voces complicam.me a vida! ehehe

 
At 2:25 da tarde, julho 25, 2007, Blogger Elentári said...

Gostei muito! O sítio é lindo, as pessoas simpáticas (distribuiram mantas por causa do frio!), e o melhor: os actores! É inspirador ver-vos a fazer este tipo de coisas, e espero que continuem com outros projectos deste tipo. estão de parabéns!!!

 
At 2:07 da tarde, dezembro 13, 2007, Anonymous Anónimo said...

eu acho incrível este texto do Arrabal, assim como todos os outro,
mas em especial este, " Cemitériosde automóveis" e " torre de babel", eu acho insuperáveis...( apesar de considerar o último impossível de se montar).
e acho maravilhoso que montagens de teatr do "Absurdo", aconteçam, pois eu vou ao teatro, para ver uma realidade longe da visão cotidiana, mas, uma realidade que esta presente na camada subliminar da vida.....parabéns!

Luiz de Oliveira.

 
At 6:31 da tarde, julho 01, 2008, Blogger Tiago Mariusso said...

Oi.
Sou de S.J.Rio Preto e gostaria de obter o texto do Arrabal na íntegra.
Montei há anos atrás e adaptei pra Viagem a Tar, agora uma Cia de Iturama-Minas Gerais, gostaria que eu montasse com eles, só que preciso do original.
Se tiver e puder me mandar por e-mail agradeceria e muito.
feriado69@hotmail.com

ricardo mattiolli

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?