quarta-feira, julho 18, 2007

Caros Caracóis,

Tendo em conta a falta de actividade, penso que talvez seja bom pensar que se este grupo morreu ou não. A mim parece-me que morreu. Eu sinto-o moribundo. E se assim estiverem de acordo, depois das devidas cópias de recordação, fecha-se este ciclo de boas discussões literárias ao longo de quase 4 anos!

Se me autorizarem, farei isso em breve.

Não temos jantares desde Abril... E os que tivemos foram um pouco por insistência de uma certa pessoa!

Por vezes, mais vale assumir que mudamos e certas coisas deixaram de fazer sentido. Vamos lá aplicar a eutanásia!

Uma semana de reflexão e depois disso é o fim d' Os caracois da Marina.
(Com uma ou outra lágrima pelo projecto não ter sido suficiente forte para viver por si.)
ISIS OSIRIS

10 Comments:

At 12:46 da tarde, julho 18, 2007, Anonymous Anónimo said...

Acho muito mal!
Quanto ao Blog, é um facto que, com algumas excepções, a malta não tem participado...
Agora, os jantares devem manter-se. Não acho que pelo facto de ter passado algum tempo desde o último signifique necessariamente desinteresse das pessoas mas sim, e talvez, uma menor disponibilidade...
E claro, o zelo deve aplicar-se a TODOS!

 
At 2:52 da tarde, julho 18, 2007, Anonymous Anónimo said...

Para que fique claro, o blog é o menos importante aqui... A alma do projecto são os jantares e os encontros. A ideia do blog foi para possibilitar a comunicação entre membros.

Quanto à falta de disponibilidade acho um motivo tão válido quanto outro para se acabar com um projecto. Porque é preciso disponibilidade para se levar a sério os projectos...

 
At 4:46 da tarde, julho 18, 2007, Anonymous Anónimo said...

Por acaso nunca percebi qual a ideia do blog...
Nunca me pareceu que o seu objectivo fosse facilitar a comunicação entre as pessoas, mas sim ser um espaço onde cada um colocava os seus desabafos, reflexões, destaques do quotidiano, etc.
Mas para ser sincero, sempre me pareceu um blog sem identidade definida, um pouco "sem rumo", pelo que, às tantas, isso devesse ter sido pensado precocemente...

 
At 7:51 da tarde, julho 18, 2007, Blogger Elentári said...

Centrando-me só no blog noto que há muitos "colaboradores" e poucos escrevem. Noto que nos últimos meses só têm escrito o Pazuzu, o ADN... Tu por exemplo já não colocavas um post desde início de Maio, a Luna e o Asdrubal já não escreve desde Março, a Lela desde Janeiro.. e por aí fora! Tens razão, se as pessoas não participam, não escrevem posts e não comentam os posts umas das outras o blog não faz sentido.
Por mim não há problema se o blog se despedir de vez, mas tenho pena se os jantares terminarem. Mas se for a decisão de todos...

Penso que a frequência dos jantares se diluiu um pouco devido à seguinte mudança que ocorreu: quem organizava sempre os jantares eras tu. Depois disso ficou combinado os outros elementos do grupo irem marcando à vez. Tudo bem, era mais justo, não tinhas que carregar essa cruz sempre, distribuia-se o mal pelas aldeias. Falhamos apenas num aspecto: no final de cada jantar deviamos determinar quem se responsabilizaria por marcar o próximo. Como ninguém se comprometia de inicio ficou-se sempre à espera que alguém tomasse a iniciativa, por mim falo. E as semanas vão passando...

Penso que a decisão final deveria pertencer a TODOS os participantes dos Caracóis (blog e jantares). Agora só espero que TODOS digam de sua justiça.

 
At 8:08 da tarde, julho 18, 2007, Anonymous Anónimo said...

Eu concordo plenamente com a Elentári. Acho que no final de cada jantar se deve escolher quem será o próximo organizador.
A Isis falou comigo para organizar um jantar no mês passado, mas acabou por me ser impossível devido ao facto de estar a mudar de casa e estar com a vida muito complicada no trabalho também. Mas estou disposta a organizar estes jantares, desde que o sistema seja rotativo e calhe a todos, que é o mais justo.
Acho que os Caracóis não devem acabar nem há razão para isso. Em vez de eutanásia, proponho uma dose de adrenalina no sistema dos Caracóis!

Lela

 
At 11:14 da tarde, julho 18, 2007, Blogger rps said...

Isto está um pouco morto, está. Mas acabar... Eh, pá... Revitalizem-se lá!

 
At 5:43 da tarde, julho 19, 2007, Blogger Taxi Driver said...

RPS a dar o empurrãozito. Eu ajudo: Força aí caracolada!

 
At 11:11 da manhã, julho 20, 2007, Blogger nel colaça said...

... tem a haver com a temperatura!
no verão não hà tanta paciência.
deixem os caracois em "banho-maria".
...tudo passa.

 
At 2:08 da tarde, julho 21, 2007, Blogger Rainha das cores said...

e eu que passei por cá para ver se haveria sugestões literárias...
estou a começar a preparar malas para férias e costumo seguir sempre uma ou duas das vossas sugestões. ou seja... os caracois "existem" para alem de voces mesmos, e ha muito quem queira que nada termine e algumas coisas se transformem!
Força ou como os espanhois tem a mania de dizer e eu odeio - animo!! eheheh

 
At 6:08 da tarde, julho 24, 2007, Anonymous Anónimo said...

Só quem está vivo fala em morte. Por isso isto está vivo.
Poucos jantares? é verdade. Mas também não me parece assim tão grave. A quantidade nunca foi sinónimo de qualidade. Aliás, sei que basta haver um novo jantar para a magia voltar a acontecer.
Quanto ao blog...até porque, salvo erro, fui eu que o criei inicialmente, nunca me pareceu que devesse versar apenas sobre livros de papel.
Aqui escreve-se. E lê-se. Meus amigos, isso é mais que discutir livros de papel. Há criação, há o uso da linguagem na forma escrita, há o uso da criatividade. Ainda mais verdadeiro porque instintivo, ao sabor da pena (ou das teclas) quando apetece comentar, provocar, desabafar.
Um blog com espartilho vitoriano não me parece o caminho (no sentido de ter uma "linha editorial"). Antes, a diversidade livre de quem gosta, lhe apetece, escrever sobre qualquer coisa. Mesmo qualquer coisa.
O valor de ligação de um espaço como este não é negligenciável. Perguntem à nossa caracol que está nos açores ou outros que por outras razões mantém a ligação nem que seja vindo cá ver se alguém se lembrou de mandar uma posta.
Como colectivo que é, mesmo que com os seus líderes naturais, apenas o colectivo, por unanimidade, poderá decidir a morte deste espaço ou dos caracois. E enquanto houver um que decida pela vida, acho que deve continuar. De um grupo que começou com dois elementos, houve crescimento, membros "convidados", renovação.
Existem membros espalhados por este universo virtual que é a internet. Pelo menos dois pronunciaram-se nestes comentários. Outros são visita regular. Não somos os que que vão ou foram aos jantares que fazem dezenas de milhares de visitas em quatro anos. Significativo quando aqui não há pornografia (pelo menos no sentido clássico...).
Nós não temos consciência do impacto que eventualmente criamos.
A Tulipa Isis Osiris, quis dar um abanão nas coisas. Eu, como membro fundador com ela, desse jantar ainda lembrado e brilhante na penumbra do passado e da memória respondo ao desafio da única forma possível:
Convoco um jantar de caracois para o próximo sábado, com o ponto de encontro às 21h no local do costume. Algum restaurante nos abrigará para uma discussão sobre livros para férias e o que mais surgir - porque para além e a partir dos livros há conversas que surgem e fluem à mesa.
Pelo menos uma pessoa jantará nesse sábado, acompanhado por um livro: Eu. E os caracois continuarão.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?