Informação?
"Até que ponto somos manipulados pela comunicação social?"
Esta questão ficou em aberto no último jantar de caracóis. Foi lançada para o ar, sopraram-lhe algumas opiniões, mas continua a pairar no ar aguardando algumas outras brisas que lhe dêem sossego.
Eu continuo a achar que há modas, subtilidades e interesses que a comunicação social nos transmite incute e que acabam por moldar determinadas linhas de pensamento, determinadas atitudes face a.
Acho também que depende do meio de comunicação social de que estamos a falar. Ou não?
5 Comments:
Basta prestar atenção ao que se está a passar nos noticiários e a forma como o Governo, em cada dia, avança em direcção à Censura.
Podemos ser muito manipulados, mas isso não quer dizer que a culpa seja da comunicação social, embora também possa ser, depende como divulgam a notícia, mas também na medida em que podemos criar estereótipos em determinadas situações por só ser notícia o lado negativo (ou positivo) em relação a algo.
Tema interessante, de facto, mas (felizmente) desactualizado. A manipulação já teve o seu pico no final do século XX.
Pensem no que se faz aqui. Sem censura. Opinião, informação, quiçá ideologia.
O espaço público está a voltar ao público. Qualquer um de nós faz a notícia. A tecnologia é bastante democrática. Qualquer criança é reporter se tiver um telemóvel nas mãos à hora certa de um atentado qualquer!
Não é?
eu, até ao ponto de não acreditar em coisa nenhuma...a mentira é a base da sociedade: a miséria quanto mais espectacular mais emoção suscita; a factos conhecem inúmeras versões possibilitando a existência de tantos e tão variados orgãos de informação.
A chave do problema está no receptor. É preciso não nos deixarmos manipular.
Enviar um comentário
<< Home