sexta-feira, setembro 01, 2006

"Love is a Beautiful"

Manado é uma cidade como centenas no sueste asiático. Situada no topo norte da ilha de Sulawesi, na Indonésia, não é bonita, nem limpa, nem sequer tem qualquer ponto de interesse turístico, a não ser o parque nacional subaquático de Bunaken, que a abraça na baía.

O trânsito é uma sequência de carros e carrinhas e camiões e motas, todos amontoados nas ruas estreitas que não têm sinalização nesta cidade de 200 mil pessoas. Quase não há prédios, só casas baixas, paredes em tijolo e telhados de zinco ondulado. Milhares e milhares de quilos de chapa zincada pregada ao tecto que numa cidade sujeita às chuvas tropicais da monção, devem fazer um barulho ensurdecedor quando a água cai.

Manado é católica ao contrário da maior parte da Indonésia. A Indonésia tenta impôr o islamismo a todo o custo, nomeando pessoas influentes que sejam muçulmanas e construindo mesquitas nas zonas centrais. Mas as população católica resiste, o que faz com que a Manado tenha uma igreja em cada esquina, muitas de arquitectura de gosto duvidoso. Os seus seguidores, amontoam-se nas ruas à porta das igrejas a oferecerem panfletos e a gritar aos megafones a sua religião. Outros pedem dinheiro, contribuições, como se de um comício se tratasse.

De entre tantas, na amálgama de casas e com dezenas de quilómetros quadrados de extensão, onde as ruas alcatroadas serpenteiam por entre o tijolo das casas e a terra dos passeios, surge, numa curva, uma dessas igrejas. Em azulejo branco com motivos verdes alface, a frontaria tem escrito em letras garrafais: “Love is a Beautiful”.

O erro de gramática é fantástico, porque embora a frase não faça sentido em inglês, demonstra um momento de lucidez na entropia daquela cidade e daquela gente. Entre a pobreza, a confusão, a dificuldade do viver, a velada pressão sobre as nossas crenças religiosas, existe um local que os faz recordar ao entrar ou simplesmente ao passar que “Love is a Beautiful” e isso torna-os mais alegres e mais felizes, ao ponto de conseguires abraçar a vida quase sempre a sorrir.

E depois, a minha perspectiva ocidental do mundo cai por terra ao imaginar que o mundo não pode ser feliz naquela confusão e naquela pobreza e contudo, é! Tudo fica resumido, tudo faz sentido na porta de uma igreja.

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?