sexta-feira, abril 28, 2006

crónicas de uma rapariga gira sem namorado aos 30 anos # 53

É engraçado. Pelo menos achei piada. A origem destas crónicas deveu-se ao facto de alguns amigos acharem que tinham o dever moral de me apresentar homens. O dever moral é obviamente uma piada. Acho que era apenas o desejo oculto que todos temos de podermos ser cupidos do amor durante um momento pelo menos. A verdade é que já se fizeram vários jantares com esse intento e nenhum deu os frutos desejados. Houve uma situação que podia ter dado resultado, mas acho que estraguei o trabalho dos meus amigos. Não me apetece falar desta. Prefiro pensar que se agi como agi é porque era assim que tinha de ser. Aliás é sempre confortável pensar que se não aconteceu ou se correu mal, foi assim, porque o destino não nos queria por ali. Assim não ficam sentimentos de culpa, nem frustrações por sermos palermas ou por deixarmos escapar entre os dedos oportunidades reais. Para nos ilibar da responsabilidade dos nossos actos, o destino assume um papel fundamental. A célebre frase “é porque não tinha de ser”. Quantas vezes não a disse já, apenas para me sentir um pouco melhor comigo mesma?

Agora lembrei-me do final do poema, Cântico Negro (talvez porque o ouvi declamado ontem à noite): “só sei que não vou por aí.”

E escrevo sobre isto e aquilo e ainda nem disse o que me fez achar piada. Há dias fui a um almoço de Verão. Daqueles que faziam habitualmente para me apresentarem alguém. Mas desta vez não havia nenhum homem novo pronto para ser avaliado por mim. Desistiram de me apresentar homens. O cansaço levou a melhor. Eu cansei-os. E eles desistiram. Já me aceitam tal e qual como sou: uma rapariga de 30 anos sem namorado. Chega a um ponto em que os amigos nos aceitam, com ou sem namorado. Chega a um ponto em que se habituam a que não temos ninguém que nos acompanhe nos almoços ou jantares de festa e desistem de nos normalizar. Foi mesmo essa a impressão com que fiquei naquele almoço. Fiquei entregue a mim mesma. E apesar das crónicas terem tido na sua origem estas tentativas de me normalizarem, decidi que se iam manter. Assim. Entregue a mim mesma. Com toda a responsabilidade que a frase acima citada de José Régio me traz.

2 Comments:

At 10:26 da tarde, abril 28, 2006, Blogger bonifaceo said...

Os teus amigos te normalizarem?! Se calhar és alguma anormal não?
Olha, até pode ser como dizes, ainda não teve que ser, ainda não foi a pessoa certa... ;)
Beijo.

 
At 3:36 da tarde, maio 01, 2006, Blogger Nuno Silva said...

concordo com o bonifaceo! quem disse que não és normal? ja estava era na altura dos teus amigos te aceitarem como és!

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?