sexta-feira, março 17, 2006

Crónicas de uma rapariga gira sem namorado aos 30 anos # 47

Às vezes perguntam-nos o que é o amor. Quando perguntam isso, vem-me sempre à memória o título do filme da Sofia Coppola, “O amor é um lugar estranho”. Uma das sugestões que me deram em Janeiro para as crónicas era sobre o amor. Mais precisamente se o amor se construía ou se era uma coisa que acontecia de um dia para o outro.

É difícil escrever sobre o amor por ele ser um lugar estranho, cheio de contornos cinzentos e formas geométricas arredondadas, onde não se distingue bem o fim ou o início. Depois de afirmar isto, parece-me que não existe apenas uma tese, uma antítese e uma síntese para a questão. O amor oferece-nos mais do que isto. Com isto, pretendo salvaguardar-me para uma eventual mudança acerca das minhas ideias para o amor. Para mim o amor constrói-se, porque este implica camaradagem, amizade, sexo e enfim, em sentido lato, a existência de um encontro de almas. A camaradagem pode existir entre duas pessoas que mal se conhecem. A amizade une-nos a uma série de pessoas. O sexo ou a química do amor existe com uma infinidade de pessoas. Mas as nossas almas unem-se a muito poucas outras almas. Quando as nossas almas se unem e, ainda por cima descobre-se a existência dos outros ingredientes, então estamos perante o amor. O amor une a tese e a antítese, o sofrimento e a felicidade, o querer e o libertar. Não é paradigmático nem fácil. Não tem apenas uma cor, nem uma forma. Simplesmente, o amor é o estar, o querer ficar. Se repararem, como eu própria reparei, estava a tentar mostrar que para mim o amor se constrói, quando reparei que o amor se encontra e depois se alimenta ao procurar descobrir mais sobre o outro. Percebi que afinal não é só construído, porque para este sentimento crescer tem de existir antes, o tal encontro de almas de que falei.

Começo por dizer que o amor se constrói para terminar a dizer que é mais do que isso. É difícil saber. É difícil percebê-lo. É difícil perceber-nos. Fiquei confusa. Sempre disse que não acreditava no amor à primeira vista. Mas agora tenho as minhas dúvidas. Vou ter de redefinir o meu discurso e as minhas crenças. Ao longo das nossas vidas cruzamo-nos com pessoas que preenchem um ou vários parâmetros dos que apresentei acima. Quando isso acontece e porque a nossa alma deseja juntar-se a uma das suas metades, começamos na relação à procura de indícios, provas ou seja lá o que for de que é O Amor. A maior parte das vezes descobrimos que não é a tal metade que nos preenche a nossa ideia de estar no amor. Outras encontramo-la.

Afinal se começa com uma amizade ou com um primeiro olhar, não é o importante. O fundamental é se o encontramos ou não. Depois vêm as outras questões… Se… É o tempo ideal para ambas as pessoas, e todos os outros “s’s” que fazem dele um lugar estranho.

8 Comments:

At 4:48 da tarde, março 17, 2006, Blogger Nuno Silva said...

fizeste uma tese aprofundada. conseguiste confundir-tye a ti e a mim também. é uma questão que nunca terá uma resposta definitiva. e cada vez mais esquecida. damos muito pouco valor. se não temos tempo pra nós próprios, muito menos para outra pessoa, porque também é um sentimento de entrega...

 
At 7:17 da tarde, março 17, 2006, Blogger Elentári said...

Em vez de entendê-lo vou tentar descobri-lo.
Boa crónica, para não variar. :)

 
At 7:55 da tarde, março 17, 2006, Blogger Lela said...

Acho que o Amor é difícil de definir e até de perceber porque ele toma diferentes formas, tantas quantas as pessoas amadas. Cada vez que amamos fazêmo-lo por motivos diferentes e de formas diferentes...

 
At 2:46 da manhã, março 18, 2006, Blogger bonifaceo said...

Eu acho que o que é chamado "amor à primeira vista" só acontece quando a pessoa está predisposta para tal, e porque depois de acontecer as expectativas foram preenchidas, ou seja, o amor foi alimentado...
Eu acho que vou mais no amor construído, faz mais o meu género, pode é durar mais ou menos tempo a acontecer, em alguns minutos de conversa podes ficar enamorado por alguém...

 
At 1:17 da manhã, março 20, 2006, Blogger Castromind said...

Antes de o Amor ser um lugar estranho, o amor era um Gajo estranho.

O AMOR É... UM GAJO ESTRANHO

O amor é um gajo estranho
Não tem sonhos não tem coração
Vive tão longe e tão só
Preso à sua própria sedução!
O amor quando eu o conheci
Olhou para mim sorriu e disse:
"Eu sou apenas uma mentira
mas podes fazer de mim uma canção!"
O amor passa os dias frente ao espelho
Acredita num reencontro
Eu adormeço o rosto no seu peito nú
E sonho acordar noutro lugar
O amor nunca me mente
Quando me venho na sua boca
Abraça-me lentamente
E eu canto-lhe com a voz rouca!
O Amor é um gajo estranho.

João Peste-Pop Dell´Arte

É das musicas mais tristes que já ouvi. Ainda assim prefiro este "gajo", que o "lugar" comum que é hoje falar e explicar o amor por tudo e por nada. Margarida Rebelo Pinto (ou lá como se chama)ainda hoje no JN. Como sempre, não li tudo, não há pachorra.
Amor à primeira vista. Sure thing. Não se sente que é ela, que é ele? Mas há que olhar todos os dias. É ponto assente. Olhar hoje e daqui a 50 anos. Olhar hoje o que será daqui a 50 anos. Esta visão futurista que para ja são indicios do que se pode vir a ser é o que tem de ser construido. Todos os dias. Estar e querer ficar ...para ver.
Se não correspondido, arriscamo-nos a amar tão intensamente esse amor à primeira vista que fechamos o nosso coração para os outros que olham para nós.(acho que a guida escreveu algo parecido hoje ... e ganhou dinheiro com isso. Fantástico, mike).

 
At 1:56 da manhã, março 20, 2006, Blogger Lu said...

Amor, fogo q arde sem se ver, e s n nos pomos a pau, saimos queimados!

 
At 6:08 da tarde, março 20, 2006, Blogger Nuno Silva said...

elentári, vais tentar descobri-lo? já procuraste uma agulha num palheiro? eu concordo com o bonifaceo, é construido. "nada se perde, nada se ganha, tudo se transforma", acho que também pode funcionar aqui. e será que precisamos de amor? porque uma relação pode ser feita de entendimento. será fundamental? porque muitas relações acabam por falta de amor. é preciso amar para ter uma relação com alguém?

 
At 12:52 da tarde, março 21, 2006, Blogger Elentári said...

Olá nuno. Vou tentar esclarecer melhor a intencionalidade do meu comentário. Falo em "descobrir" por oposição a "reflectir" sobre o conceito. A forma de (eu) "descobrir" o amor não a expliquei, mas passa sem dúvida pela construção relacional, especialmente para quem pretende manter relacionamentos emocionalmente estáveis e duradouros. Para haver lugar ao amor penso que deve existir um bom conhecimento de si mesmo e do outro, tarefas para as quais é necessário tempo e muita partilha.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?