sexta-feira, maio 13, 2005

Fotografias de fetos mal-formados para prevenção das drogas?

No mesmo público e no seguimento de uma excelente iniciativa relacionada com investigação sobre efeitos das drogas, aparece alguém a defender a utilização de fotos de fetos mal-formados nas escolas com o objectivo de prevenir o uso de drogas.
Isto é grave.
É grave porque uma especialista - presumo que de biologia ou assim, que ainda tem o desconto de falta de conhecimento - defende uma coisa que não se deve fazer, que não tem resultados e pelo caminho ainda dá cacetada na ocupação de tempos livres já que "pôr os meninos a pintar não funciona".
1º o que não funciona são imagens alarmantes e assustadoras
2º Mesmo que funcionasse, desconfio que um tipo que vai meter um Ecstasy, fumar uma ganza ou dar uma linha de coca pense duas vezes antes de o fazer porque "o uso de drogas creia mal-formações no feto"
3ª Alguém acha mesmo que isto previne alguma coisa? Se assim fosse, não havia tanta gravida a dar na heroina
4º A gravidez; a morte; os problemas cardiacos; os problemas pulmonares são problemas graves. Mas para um adolescente ou um jovem adulto são coisas muito distantes da sua vida. Mais vale falar no efeito negativo para a pele de fumar; na diminuição da capacidade erectil após a toma de Ecstasy - estas sim coisas que são reais para os jovens e que os preocupam - do que andar a assustar criancinhas com fotos de fetos mal-formados.
5ª Tudo bem que se mostre e divulgue as consequencias do uso de drogas para o individuo e para a eventual criança que se carregue no útero. Mas não o chamem prevenção.

Só mais um apontamento: há que ter cuidado em fazer extrapolações de investigações ou estudos animais para o ser humano. Indicam pistas de investigação, dão contributos importantes, mas é preciso investigar a coisa mesmo com pessoas. A bem da ciência.

1 Comments:

At 7:59 da tarde, maio 16, 2005, Anonymous Anónimo said...

Essa estratégia preventiva é quase tão adequada como as fotos de heroinómanos em decadência completa, com seringas espetadas nos braço, mostradas a criancinhas da primária pela GNR em "Sessões de Prevenção"...

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?