domingo, abril 25, 2004

Lisboa

Desde os meus 6 anos que destetava Lisboa e adorava o Porto.
Não gostava da confusão, da sujidão, da pressa das pessoas da capital. Adorava a cobnfusão, a sujidão, a pressa das pessoas do Porto. Adorava principalmente o tempo que pareciam poder ou querer dispensar a quem vinha de fora, coisa que nunca senti em Lisboa.
Quando vim para o rectangulo, quiçá por osmose de sentinmentos anti-centralismos, escolhi o Porto e Lisboa nem foi opção para os meus estudos.
10 anos passados na Invicta, que ainda adoro (ou melhor, os seus habitantes) e Lisboa revelou-se perante mim de outra forma. Se calhar estava mais aberto a apreender a sua essência. Vi finalmente a famosa luz (ela existe e é bonita!); vi, senti o seu cosmopolitismo. Não é em qualquer sítio que se passa por dois punks (um portuga e outro inglês) a fazer equipa na caça ás moedas, um com a guitarra a cantar "orgia paroquial" dos Peste & Sida, Sex Pistols, etc e o outro a tentar falar português com um copo a pedir moedas, mas sem ser chato.
Na terça andei a ouvir disparates e ideias bem pensadas sobre a cannabis.
Na quarta, andei á procura dum sítio para ver o jogo do Porto. Acabei num restuarante alí para os lados das Portas de Santo Antão, a beber cerveja, a trocar ideias sobre o Deco e o Ricardo Carvalho com dois Angolanos. A falar com um deles sobre o filho dele que bazou para Amsterdão à priociura de emoções fortes e a tentar explicar que ele tinha de respeitar essa opção, por mais dolorosa que fosse.
Na quinta auxiliei colegas estrangeiros nas suas apresentações num congresso.
Na sexta meti na tola de colegas que a avaliação do que se faz não só dá jeito como é imprescindivel .
Nesses dias todos vivi Lisboa à minha maneira. E percebi porque a Xana dos Radio Macau a canta.

Sabem que mais? Não me chateava mesmo nada trocar o Porto por Lisboa.

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?