domingo, abril 25, 2004

Um agradecimento

Revolução...Evolução...Esquerda...Direita...fascista..Comunista...Otelo...Maia..Os anónimos...
Queria agradecer, eu, que nasci já o 25 de Abril tinha sido feito, às pessoas que o fizeram. Não me importam as razões, as ambições pessoais.
Queria agradecer porque me permitiram falar de viva voz sem medo de ser preso por delito de opinião.
Queria agradecer porque posso escrever sem passar pelo lápiz azul.
Queria agradecer porque posso fazer reuniões com mais de 5 pessoas e dizer mal ou bem de quem nos governa.
Queria agradecer porque posso escolher o sindicato onde me inscrever.
Queria agradecer porque não fui obrigado a pertencer a organizações de juventude com as quais não concordaria.
Queria agradecer porque posso me divorciar se assim o entender.
Queria agradecer porque deixamos de oprimir outros povos.
Queria agradecer porque porque posso comprar jornais com ideias, visões diferentes.
Queria agradecer porque posso votar e escolhar quem me represente.
Queria agradecer porque não tenho de pegar em armas para lutar uma batalha em que não acreditaria.
Queria agradecer porque não preciso de fugir da minha pátria porque me recusaria a lutar por ideias caducas.
Queria agradecer porque, quer se queira ou não, sem essa revolução, estaria condenado à fome e à emigração.
Queria agradecer porque posso exigir saber porque se se fez a revolução.
Queria agradecer porque mudaram a vida em principio condenada de pessoas que me são queridas.
Queria agradecer porque da revolução houve evolução.
Queria agradecer porque me permitem contribuir para o desenvolvimento deste país.
Queria agradecer porque posso falar, agir, pensar, sem olhar para trás com medo de ter um PIDE a ouvir e a tomar notas.
Queria agradecer porque a minha vida depende em grande parte do que faço dela e não de privilégios dos do sistema.
Queria agradecer porque posso estar fora do sistema e a lei protege o meu direito à diferença.
Queria agradecer porque posso contribuir para novos "Abrils" sem ter de pegar em armas.

Queria agradecer porque posso criticar quem fez o que agora agradeço terem feito.

Revolução?! Sim. Evolução?! Sim. Deixem-se de tretas. Obrigado a quem teve a coragem de sonhar um futuro, um país, uma sociedade, diferente daquela que viveram. Sim. Obrigado. Bem ou mal, com defeitos e com qualidades. Não me foda, a cabeça. Sem o 25 de Abril estariamos todos mais pobres. E não falo em termos económicos.

Se há coisas a melhorar? Há, sem dúvida. Mas pelo menos podemos fazer alguma coisa por isso...Sem pegar em armas.

Já agora, facilitem a vida a quem quer saber da revolução. Ensinem nas escolas. A mim não me explicaram como foi e tive de ir à procura...

Digam que sem 25 de Abril não haveria Mão Morta, nem xutos, nem Jacinto Lucas Pires, nem escandalos da casa pia e apitos de ouro.

Que, apesar dos defeitos, a justiça funciona. Que já não há intocáveis.

Obrigado aos que fizeram a revolução e aos que a continuaram em direcção à evolução.



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?