Sou um Génio!
Não sou nada. Mas às vezes até parece...
Ando há anos (acho desde o tempo do Cavaco) a dizer que em vez de estradas é preciso "construir" pessoas qualificadas. Investir na investigação.
Hoje vejo no Público aquilo que sempre pensei: A comunidade europeia aconselha Portugal a investir na formação e na investigação científica.
Nas minhas experiencias de andarilho trabalhador pela Europa, lembro-me de uma altura em que criei amizades com colegas irlandeses, porque tinhamos pelo menos duas coisas em comum: o gosto pela cerveja e a cultura do Pub; O facto de sermos de países cronicamente na cauda da Europa. Os pobrezinhos, por assim dizer.
Passam alguns anos (não muitos). Continuo amigo desses colegas. Mas agora, eles já são ricos ou em vias de e nós continuamos na mesma merda. Na mesma merda não. Com mais alcatrão. Com mais desemprego, com mais fome. E o alcatrão não se come.
Ser investigador é um acto de coragem em Portugal; Temos desempregados com 30, 40, 50 anos, capazes e com vontade de trabalhar, mas não têm formação. Temos formados de qualidade desempregados, principalmente na área social e na educação, porque estas coisas são sempre as que se cortam primeiro, embora sejam as área em que mais precisamos de evoluir. Há crianças que precisam de ajuda para não se tornarem adultos frustrados, quiçá mesmo criminosos, porque não há 180 ou 200 cts por mês numa escola para pagar a um psicologo.
Vejo nas TVs astrologas, bruxos e afins, o que é um crime (pelo menos no canal do suposto serviço público) quando não há cultura cientifica em Portugal, quando iniciativas como o "Ciência Viva" são assassinadas ou quase.
Gastam-se milhares e milhares de euros para 22 gajos andarem a correr atrás de uma bola. Na mesma semana em que morre um jogador de futebol, há gente a ser despedida, desesperada porque não tem pão para o filho que chora de fome. E do que é que se falou? nem respondo...
Faz-se uma semana da internet de banda larga, prometem-se mundos e fundos, há grandes discursos sobre a importância desta tecnologia e temos computadores parados nas escolas porque ninguém sabe trabalhar com eles.
Cada vez que se fala de drogas, aparecem certos senhores - sempre o mesmo - que do assunto nada percebem, a dizer as coisas mais estupidas e estupidificantes. Começo a desconfiar que tem interesses no tráfico de drogas... Senhores! a juventude não vai nessas balelas e só os vão pôr a consumir mais! Como é que vão acreditar em vocês quando disserem a verdade se passam a vida a foder-lhes a mona com mentiras? A história do Pedro e o Lobo diz-vos alguma coisa?
Já que a nossa ministra das finanças gosta tanto de cumprir as determinações da C.E. mesmo quando os outros não o fazem (vide o Pacto de Estabilidade), por uma vez, só por uma vez, gostava que seguissem esta recomendação. Se não o fizerem, considero-os responsáveis pelas crises que surgirão no futuro. Mais do que responsáveis, verdadeiros criminosos que assassinam um país e um povo, a cada dia que passa.
Tenho dito.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home