quarta-feira, dezembro 26, 2007

5 bandas sonoras - 5 filmes

Desafiada pelo domingonomundo do interrupções, venho postar sobre, nas palavras dele próprio, "alguns momentos que, para mim, são exemplos perfeitos de música-cinema". Interpreto isto como momentos em que a música e a imagem/filme se fundem de forma perfeita, em que uma nos transmite exactamente a mensagem que a outra também pretende passar. Há muitos filmes em que isto acontece numa ou outra cena específica, mas temos aqueles em que isso vai acontecendo ao longo de todo o filme. Concordo bastante com as escolhas do meu "desafiador", pelo que venho aqui acrescentar outras cinco, por nenhuma ordem em especial. Cá vai:



1. Apocalypse Now. Na apocalíptica guerra do Vietname, o filme desvenda os horrores presentes nas guerras entre países, que por azar são feitas com pessoas. A banda sonora acompanha na perfeição, e vai moldando o nosso incómodo ao longo do filme. Destaco aquele ataque aéreo a uma aldeia no meio da selva, em que do helicóptero americano saia a "cavalgada das valquírias" de Wagner.



2. Bram Stoker's Dracula. Continuando com Coppola, destaco este delicioso filme com banda sonora especialmente criada para o mesmo. Conjugam-se perfeitamente as cenas e a ambiência musical, envolvem-nos e transportam-nos quase tela adentro. A banda sonora conseguiu captar a essência do que é o vampiro no filme, o que ele sente, pensa e deseja. Acompanha na perfeição o desenrolar da acção, os diferentes ritmos do filme, enchendo-o de magia que queriamos que fosse verdade. Bem, eu queria, que sou louca por vampirices!
Nota-nada-a-ver-com-bandas-sonoras: o vestido da Winona Ryder na cena que vêm na imagem acima é para mim o mais bonito da história do cinema. Tinha de o dizer!

3. Trainspotting. Tanto o filme como a banda sonora transmitem-nos muito satisfatoriamente a história do livro de Irvine Welsh. A banda sonora fez-me vibrar, quase saí de mim e me senti uma miúda escocesa de subúrbio. Em vez de estar a olhar para um ecrã parecia que estava a olhar pela janela da minha casa e a olhar para colegas de bairro. Sempre que ouço algumas das músicas lembro-me da respectiva cena do filme. E se o vi duas vezes foi muito. Acho que isto diz muito acerca da banda sonora e da sua adequação ao filme.



4. Velvet Goldmine. Esta escolha é suspeita, porque muito fácil, já que o filme foi feito a pensar na música. Aqui naturalmente as escolhas musicais são propositadas de modo a retratar a cena glam rock dos anos 70 em Inglaterra. Aqui a questão coloca-se de forma diferente das outras opções. Para escolher ester filme e esta banda sonora para a minha selecção perguntei-me: as cenas do filme enquadram-se na escolha musical? (e não o contrário)



5. Death Proof. Podia escolher qualquer filme do Tarantino, qualquer um mesmo. Escolho este porque foi o último e porque adorei a banda sonora e forma como ela se fundia com os diferentes ambientes retratados no filme. Anda-me no ouvido esta banda sonora, com muitas músicas que para mim eram desconhecidas, mas pelas quais fiquei "agarrada" enquanto via o filme. A música é a cara daquelas riot girls e das suas vivências, aparece sempre a escolha certa naquele momento certo (apenas um exemplo: a cena daquele lap dance naquele bar e entre aqueles personagens não seria tão marcante sem aquela específica música).
Agora, desafio quem queira apresentar as suas propostas, seja comentando este post, seja criando um novo post neste ou noutro blog!

6 Comments:

At 5:38 da tarde, dezembro 27, 2007, Blogger mPm said...

Olá Gui,

para além dos filmes do Tarantino (Kill Bill, Pulp Fiction e o fantastico Reservoir Dogs) posso referir mais alguns:

- Snatch
- The Crow (o primeiro)
- Delirio em Las Vegas
e sem esquecer o Fame e o Grease!

bjs

 
At 5:44 da tarde, dezembro 27, 2007, Anonymous baptista said...

e subscrevo os que falaste, principalmente o recente o Death Proof a banda sonora esta excelente.

 
At 5:05 da tarde, dezembro 28, 2007, Blogger Elentári said...

Oi Tista!!
Bem lembrado!
Vou à tua festa hoje!!

 
At 6:09 da tarde, dezembro 28, 2007, Anonymous Anónimo said...

oi Gui!

Não é hoje! A Rendez Vous é á primeira sexta do mes e não á última!!!!

bjs
até

 
At 9:11 da tarde, dezembro 28, 2007, Blogger DomingonoMundo said...

Pecador me confesso: ainda nao vi o Death Proof... Poderosas escolhas, miss Elent.!

 
At 4:19 da tarde, dezembro 29, 2007, Blogger Elentári said...

Obrigada, caro filósofo! Um bom ano para si!!!

Tista: esquece, enganei-me! E pior, andei a dizer a algumas pessoas que era tu que ias passar som! Estava bem era quieta! :) LOL Ultimamente engano-me com um monte de coisas...

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?