segunda-feira, junho 12, 2006

Só...

Anos e anos a esperar por este momento: o de ver o poeta a cantar.
Já me tinham avisado de que, se calhar, era melhor não o ver em palco, ficar-me pelos cd's.
E assim fui fazendo...
Até que li em qualquer lado que ele tinha deixado de beber, por problemas de saúde.
Então fui, esperançada, vê-lo ao vivo: o meu querido Jorge Palma que, se em algum momento deixou de beber, já desistiu de o fazer.
O que eu vi em palco foi um homem alcoolizado, velho e cansado.
Um génio das pautas já quase morto. A esquecer-se das letras e dos acordes e a brincar com isso. A marimbar-se. Para tudo e para todos.
Fiquei triste, não por mim, que vou continuar a saborear as suas músicas como sempre o fiz, mas por ele. Fez-me lembrar que as pessoas se devem retirar da vida pública quando a sua decadência já não lhes permite aparecer com a dignidade que merecem.
Pelo menos, entre copos ou não, que continue a escrever como só ele o sabe fazer... enquanto o conseguir fazer...

10 Comments:

At 12:29 da tarde, junho 12, 2006, Blogger Sereia said...

mas que não cante...

 
At 12:38 da tarde, junho 12, 2006, Blogger Lela said...

Realmente é triste... Uma pessoa que tem tanto para dar como ele autoconsumir-se assim... Mas acho que a vida errante faz parte da alma dos poetas. Se calhar é isso que lhe dá génio para escrever e compor como ele o faz, de uma forma magistral!

 
At 4:53 da tarde, junho 12, 2006, Anonymous Anónimo said...

Realmente o mestre devia encontrar um pouco de Norte....já agora..a qual concerto te referes?
Agenda artística actualizada de Jorge Palma em www.jorgepalma.pt.vu

 
At 5:26 da tarde, junho 12, 2006, Blogger Luna said...

Um concerto que ele deu no Sábado passado no Auditório da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores.

 
At 5:51 da tarde, junho 12, 2006, Blogger Elentári said...

Sei as expectativas que tinhas vindo a construir em relação a ele. Fico triste porque compreendo a tua desilusão. Pode ser que ele recupere o fôlego e para uma próxima seja melhor.

 
At 9:07 da tarde, junho 12, 2006, Anonymous Anónimo said...

" ...Enquanto houver estrada para andar..."...esperemos q o Mestre continue a sua estrada durante muito tempo para nos deliciar com a sua genialidade, apesar destes "percalços" que o marcam em muitos momentos.

www.jorgepalma.pt.vu

 
At 9:07 da tarde, junho 12, 2006, Blogger Lowprofile said...

Talvez seja esse dark side dele que nos permite apreciar as letras que escreve.
Concordo com a lela...é triste, há limites físicos e sociais que se deviam evitar de ultrapssar, especialmente em público.

 
At 10:30 da tarde, junho 12, 2006, Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida...este ultrapassar de alguns limites não abona muito a seu favor, apesar de também ser um pouco do ultrapassar desses limites que reside o seu percuso.Mas devia ter um pouco mais de cuidado...

 
At 11:20 da tarde, junho 14, 2006, Anonymous Anónimo said...

Bem... que críticos!!! O homem é aquilo que ele quer... Se calhar o concerto foi mau, mas eu já fui a "n" concertos do Jorge (queimas, coliseus, terras pequenas tipo Cinfães do Douro, festivais...) e posso dizer que ele escolhe o seu caminho melhor que ninguém e que mesmo bebado é UM SENHOR!
Força Jorge!!!

 
At 10:41 da tarde, junho 15, 2006, Blogger Asdrubal Vercingetorix said...

Não me espanta que um poeta do lado escuro da noite, cantador de amores e desamores, poeta de boémias, tome uns canecos a mais.
É mau para saúde do homem, t´claro. Talvez não escrevesse tanta boa música se não tivesse tido (e ao que parece ainda tem) estes hábitos, digamos desviantes.
Quem nunca apanhou uma bebedeira na vida que atire a primeira pedra. Fico triste pela saúde do homem, compreendo que isso origina péssimas prestações em palco, mas, egoistamente, devo dizer que o "meu" Jorge Palma sem álcool não é o mesmo.
Já o vi com os Palma's Gang; Já o vi sóbrio; meio-bebado, Bebado a cair. Curiosamente, os concertos mais intensos foram os que estava meio ou completamente bebado. Tá claro que tema ver com a minha construção do jorge enquanto "cantador" maldito e alcoolizado.
Não desistas. Vê sempre que possível.Afinal, pelo que percebi, só pode melhorar e, pela minha experiência, o melhor é uma experiência inesquecível.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?