segunda-feira, março 20, 2006

Acontece

É mais ou menos consensual de que o trabalho técnico na área social é desgastante, pouco reconhecido e muitas vezes pouco compensatório/desmotivante, dada a taxa de insucesso na resolução de muitas das situações trabalhadas (independentemente do tipo de problemáticas que surgem).
Muitos dos que trabalham na área social não conseguem evitar andar anos em situação de prestação de serviços, os chamados recibos verdes. Existem situações de pessoas que estão a meio tempo que acabam por ganhar para pagar impostos. Exigem-lhes motivação, dedicação e empenho. Uns conseguem ter, outros não.
Outros há que, para além da situação de recibo verde ainda são elegantemente obrigados a deixar um "donativo mensal" na instituição onde trabalham, cerca de 10-15% do seu salário. A finalidade e destino do dito donativo são desconhecidos mas o certo é que na referida instituição todos os funcionários contribuem, num clima de revolta muda nuns casos e de resignação por necessidade noutros. A., recém integrada na instituição, não pagou o donativo no primeiro mês. A meio do segundo mês foi convidada para uma reunião onde lhe deram a entender que o "donativo" não era opcional, caso ela ainda não tivesse percebido bem. Ela justificou que não poderia pagar pois necessitava do total do seu salário para fazer face às despesas do seu agregado familiar. No início do terceiro mês foi-lhe dito que dispensavam os seus serviços.

14 Comments:

At 7:14 da tarde, março 20, 2006, Blogger Woman Once a Bird said...

Surreal! Absolutamente surreal.Não percebo como se sustentam (tantas) situações como a descrita. Mas não há forma de regular estes abusos? Conheço tantas instituições com funcionamento parecido...

 
At 9:50 da tarde, março 20, 2006, Blogger rps said...

Cabrões.

 
At 1:35 da manhã, março 21, 2006, Blogger bonifaceo said...

E isso está de acordo com a lei? É que se está, então os nossos governantes que façam o mesmo, e sem redução depois no irs... chulos.

 
At 6:06 da tarde, março 21, 2006, Anonymous Anónimo said...

isso só se resolve se toda a gente se recusar a alinhar nessas cenas.
- o que é, como se sabe, impossível.

 
At 6:26 da tarde, março 21, 2006, Blogger Alexandre said...

Chulos, chupistas, oportunistas, incompetentes, caprichosos, sacanas é o que eu mais vejo à minha volta...
E podem acreditar no que digo pois trabalho precisamente no tema do emprego e da carreira...

Pelo que conheço melhor, a Universidade está carregada deles: o raio dos docentes universitários (não todos, mas a maioria, especialmente os de topo) armados em gestores, em investigadores, em economistas, em tudo e mais alguma coisa. É que eles são uns iluminados e nós, os técnicos, a malta que está nas trevas da ausência de sapiência...

A impunidade é quase total. O jogo de interesses também. Para não falar da falta de equidade e de meritocracia... Como é possível trabalhar assim???

O cará**o que os f***.
Venha um 25 de Abril em condições e lave-se o mercado destes parasitas!
Toca a trabalhar a sério.
Quem não trabalhar que seja arrumado. Quem trabalha, recompensado!

(Desculpem lá o não verbal excessivo mas é esta porcaria já me mete um nojo para além do suportável)

 
At 8:10 da tarde, março 21, 2006, Blogger ricardo said...

IPSS - Instituição para o Pessoal Sacar em Segredo, esta devia ser a denominação correcta. se bem que o saque nas IPSS não é segredo!!! mas, diga-se em abono da verdade, também há outras que, honestamente, fazem um trabalho notável! mas eu sei... é como encontrar uma agulha num palheiro!

(pessoal, obrigado pelo link ao teatro)

um abraço

 
At 9:58 da tarde, março 21, 2006, Blogger Fabiana said...

Que palhaçada!

 
At 1:57 da manhã, março 22, 2006, Blogger Castromind said...

Desculpem lá o meu comentário, mas tudo isto me faz lembrar a historia, dos ratos que se reuniram e todos aplaudiram a decisão de colocar um guizo no gato para denunciar a sua aproximação. No entanto o ratito mais pequenito lá ao fundo da sala pediu a palavra e perguntou :
- Mas... quem é que vai por o guizo no gato?
Por alturas desta reunião, em França é aprovado um decreto que permite o despedimento sem justa causa aos jovens com menos de 26 anos com menos de 1 ano de trabalho.
Em França haverá 15 dias de tumultos (ao menos os carros ardidos e vidros partidos darão trabalho a alguem). Em Portugal se o decreto fosse aprovado no dia do Porto Benfica prá taça, pediamos aos patroes para sair meiorita mais cedo.

 
At 2:02 da manhã, março 22, 2006, Blogger Castromind said...

Entretanto fiquei tristinho que no dia do inicio da primavera não houvesse um postitozito nos caracois.

 
At 10:12 da manhã, março 22, 2006, Blogger Nuno Silva said...

Os culpados não são só as pessoas que fazem estes abusos. Também somos culpados porque permitimos estes abusos. Já não existe ditadura. As pessoas são livres, mas neste pais ainda pensamos que somos pequenos comparados com senhores fulanos de tais. Acho que esta pessoa fiz muito bem e teve integridade para se rebaixar a esses "ditadores do seu mundinho". Extendo aqui o meu apoio e ajuda para qualquer coisa à pessoa em causa.
Temos que lutar contra estes abusos de poder, não ficar de braços cruzados.

 
At 10:41 da manhã, março 22, 2006, Blogger Luna said...

Isto é tudo uma MERDA.

 
At 11:46 da manhã, março 22, 2006, Blogger Ísis Osíris said...

enfim... triste!

 
At 4:32 da tarde, março 22, 2006, Blogger RA said...

Absolutamente revoltante!

 
At 9:05 da tarde, março 22, 2006, Anonymous Anónimo said...

pôrra de país! mas, será só aqui? Não, claro que não!
Dá mesmo vontade de esmurrar as fuças dessa gente! ARGH!

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?