quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Crónicas de uma rapariga gira sem namorado aos 30 anos # 43

Já alguns amigos me tinham dito para escrever sobre as histórias que às vezes lhes conto sobre as raparigas, sem namorado e que têm 30 ou mais anos. Além disso, já me tenho confrontado com situações caricatas que penso inserirem-se neste síndrome.

Lembro-me de estar com um amigo colorido, que naquele dia estava especialmente colorido. Estávamos ambos alcoolicamente bem dispostos e ele começou a conversar com uma rapariga. Era óbvio que eu e ele não éramos apenas amigos, mas mesmo assim ela pediu-lhe o telefone e no dia seguinte invadiu-lhe a caixa do telemóvel com mensagens sempre a descer de nível e em simultâneo a adquirir uma cor de compromisso ou obrigação. Ela tinha-me dito que vivia sozinha há pouco tempo e tinha 30 e qualquer coisa. Ao ler as mensagens que ela lhe mandava senti um misto de compaixão e divertimento. Por outro lado pensei: “Mais uma desesperada por amor!”.

Quem nunca ouviu falar daquelas raparigas capazes de tudo para terem um namorado. Capaz até de se insinuar em relação a rapazes que as amigas começam a namorar, ou daqueles em que estão interessadas, ou por homens casados ou comprometidos. Insinuando-se de tal forma, que percebem as amigas e percebem os homens, que apesar de por vezes serem distraídos, quando se tratam de mamas, lá acabam por perceber.

Quando vejo estas situações desejo ser uma rapariga sem namorado, mas com respeito pelos meus princípios. Compreendo estas situações. Na semana passada estava a falar com uma amiga sobre uma terceira pessoa que vive obcecada com a possibilidade de ter um namorado. Como ela é casada já há uns anos, eu explicava-lhe a diferença entre não ter um namorado aos 25 e, não ter aos 30 e tal… Quer se queira, quer não, é diferente. Adquire pesos diferentes. É mais pesado estar sozinho a partir dos 30. Todas as raparigas que continuam sem namorado, me confirmam a teoria. Não quer dizer que seja deprimente ou que seja o fim do mundo. No entanto, começamos a ter muitos amigos casados, que têm conversas, interesses e preocupações diferentes das nossas. Começamos a querer partilhar determinadas coisas com uma pessoa especial. Começamos a querer outras rotinas. E acho que uma coisa que afecta uma série de raparigas é o desejo de serem mães…

Faço questão de me manter acordada para evitar cair no cinismo de querer um namorado a todo o custo como vejo algumas pessoas a fazê-lo. Para mim não valem os homens das minhas amigas, nem as gravidezes, nem as mentiras, nem tantas outras coisas que vejo fazerem sem qualquer escrúpulo! Faço questão de manter sem namorado e pensar nas saudades que vou ter desta vida, que só a mim me diz respeito, no dia em que já estiver a viver outro tipo de vida!

14 Comments:

At 10:59 da manhã, fevereiro 02, 2006, Blogger Alexandre said...

Uma curiosidade (para mim, pelo menos): tantas vezes surge a palavra "namorado" e nunca o termo "companheiro"...

Significam o mesmo ou coisas muito diferentes, dependendo da perspectiva, mas sempre interpretei a coisa da seguinte forma:
"namorado" = uma categoria entre muitas outras, uma convenção social, mais ligado à figura em si e não à pessoa
"companheiro" = centrado na relação, no processo, naquela pessoa específica e não no "cargo" que ocupa ao "nosso lado"...

Para pensares/pensarem...
Se quiseres/quiserem...

 
At 1:54 da tarde, fevereiro 02, 2006, Blogger salomé said...

E as outras técnicas "ilícitas" a que recorres (saberás melhor que eu a que me refiro, anjo negro!)? Dessas não falas... ;)

 
At 2:03 da tarde, fevereiro 02, 2006, Blogger Ísis Osíris said...

oh, salomé, sou eu o anjo negro (gostei do nome!)? e se sou, continuo sem perceber a que técnicas ílicitas te referes.... especifica!

 
At 2:29 da tarde, fevereiro 02, 2006, Blogger Ísis Osíris said...

asc, eu particularmente prefiro o termo namorado, porque companheiro faz-me lembrar feministas histéricas!!! ;) sem ofensa, claro! contudo as tuas explicações são muito lógicas e fazem sentido!

Adenda à crónica:

esta crónica refere-se às mulheres cujo o único objectivo de vida é arranjar um namorado e portanto qualquer um pode tornar-se num alvo...

 
At 8:50 da tarde, fevereiro 02, 2006, Blogger Elentári said...

Que técnicas ilícitas, Isis e Salomé? Serão drogas? Cuidado com isso, meninas!

 
At 10:35 da tarde, fevereiro 02, 2006, Blogger Woman Once a Bird said...

Tenho sempre comichão por se associar o termo feminista ao termo histérica. Não sei, parece-me que o termo feminismo adquiriu uma carga ainda mais pejorativa que o termo machismo. E a piada é que podemos dizer tudo isto porque há uma data de anos, umas feministas (histéricas ??) lembraram-se que gostariam de ter um espaço para si, votar, ter uma carreira...

 
At 12:18 da manhã, fevereiro 03, 2006, Blogger bonifaceo said...

Em relação ao post, fazes muito bem isis em ser assim, essas gajas são umas vacas, a querer roubar os namorados das outras...
Lol, fui um bocado agressivo nas palavras.

 
At 9:45 da manhã, fevereiro 03, 2006, Blogger Ísis Osíris said...

Woman once a bird, eu não sou preciosista na utilização do meu vocabulário... eu até na verdade pensei em feministas intelectuais de esquerda.... mas optei pelo histéricas, por ser uma palavra que eu uso mais a brincar! o histerismo surgiu com a psicanálise e actualmente já "não é nada"...

Por outro lado, acho que existem as Feministas e que existem as feministas exageradas e caem, a meu ver, no rídiculo... Era destas últimas que eu falava e não daquelas que ainda hoje têm de travar lutas em prol da igualdade entre homens e mulheres. Portanto, não quis mesmo ferir susceptibilidades... nem tão pouco a minha própria...

 
At 2:28 da tarde, fevereiro 03, 2006, Blogger Woman Once a Bird said...

Percebo o que dizes; o meu coment é apenas um "desabafo" pela forma como o feminismo (e não podemos falar de feminismo como se fosse homogéneo)é percepcionado. A maior parte das mulheres esconjura a palavra feminismo, como se fosse uma espécie de lepra - Gosto muito daquela afirmação com que muitas mulheres iniciam a sua argumentação "Eu não sou feminista, até porque gosto muito de homens, mas..." o que me parece uma terrível confusão conceptual.

 
At 4:29 da tarde, fevereiro 03, 2006, Blogger The Boy with the thorn in his side said...

Gostei muito do teu post! ainda bem que tens a preocupação e a sinceridade de viver a tua vida dessa maneira! Ao ser, que seja verdadeiro, não é?

Beijo!

 
At 2:11 da tarde, fevereiro 04, 2006, Blogger Elentári said...

Woman once a bird: de facto ouvir "Eu não sou feminista, até porque gosto muito de homens, mas...", deve ser terrível, especialmente se temos que conter o riso por algum motivo. :)

 
At 7:17 da tarde, fevereiro 06, 2006, Anonymous Anónimo said...

O histerismo agora chama-se "personalidade histriónica" e atenção que tb há homens com tal perturbação da personalidade - DSM-IV dixit.

 
At 3:51 da tarde, fevereiro 07, 2006, Anonymous Anónimo said...

bem...eu penso k as gajas xegam aos trintas..e fikam kom o trauma k vao fikar sozinhas...e a dolidao assusta-as...entao fazem td e mais alguma koisa pa arranjar namorado...ou alguem k ande a passear kom elas de mao dada...isto dos amigos koloridos é giro e eu ate gosto mas...á sempre uma altura em k alguem cede e vai kerer mais do k akilo k o outro lhe ker e pode dar.... ou as amizades koloridas serao a foda certinha....??????? nunoam

 
At 9:36 da tarde, fevereiro 07, 2006, Blogger Castromind said...

Penso conhecer algumas amigas como as que estão na tua cronica. Essas acho que se insunuam quando não tem namorado, como quando têm. Há 3 tipos de mulheres que chegam aos 30 e não tem namorados. As que são feias como tudo. As que nunca quiseram ter namorados porque não encontraram a pessoa certa. E por ultimo as que sempre se insinuaram para terem um namorado.
Estas não procuram um namorado para terem um companheiro para a vida, mas alguem que na ideia delas cairá aos seus braços apenas pela insinuação e a sensualidade que mostram(porque a têm, é verdade).
Assim não olham para os homens como companheiros, mas como machos cobridores, e os olhos delas saltam de um para outro para escolher qual o que terá os cornitos, a carteira ou outros apendices maiores.
Nos homens acontece a mesma coisa, há 3 tipos que chegam aos 30 sem namorada. Os que são feios como tudo, os que ainda não encontraram a companheira certa, e os que querem ser insinuados pelas mulheres que insinuam.
Os primeiros acabam por casar com as primeiras aos 35 anos, caso não tenham uma carteira grande que os faça casar com as terceiras, (raios, parece que fui o unico a falar em casamento). Os terceiros acabam por andar em desespero de causa e nunca encontrarão ninguem para estar com eles. Porque serão sempre descartados uns pelos outros, a não ser que preservem os dotes para casar com os primeiros se estes tiverem a carteira cheia. No meio onde está a virtude, acabarão por encontrar a pessoa certa seja nesta ou noutra vida. Mas mesmo nesta vida onde há necessidades a superar, experimenta-se os primeiros e os terceiros e mesmo os segundos. Mas a estes segundos cabe sempre a decisão do que fazer com a sua vida. Por isso é que existem muitas maes... e pais solteiros.
PS: Eich... que escrevi demais...

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?