sexta-feira, junho 03, 2005

“Na América”

Susan Sontag
“Na América”
Edições Gótica

Ainda estou a ler este livro e tenho gostado das análises que as personagens fazem das suas vidas... Aliás estou a gostar da escrita da autora que não conhecia até ter comprado este livro por puro egocentrismo: a personagem principal chama-se Maryna. Deixo aqui apenas algumas frases que me fizeram muito sentido enquanto as lia:

“Os meus amigos – repetiu – são mais perigosos do que os meus inimigos. Penso na aprovação deles. Nas expectativas deles. Querem que eu seja como sou, e não os posso desiludir inteiramente. Eram capazes de deixar de gostar de mim.” (pp 54)

(Em tempos pensei isto... e não sei se às vezes não o penso ainda!)

“O que conta é o respeito por nós próprios, que só se pode conservar se nos mantivermos fiéis aos nossos ideais.” (pp 63)

(É um esforço que faço todos os dias... é tão fácil perdermo-nos!)

“Nunca façam nada por desespero. E, écoutez-moi bien, não inventem demasiados motivos para o que decidiram fazer.” (pp 110)

(Sinto-me tentada, por vezes, a arranjar desculpas para coisas que me apetecem fazer, apenas porque me apetecem... e depois sinto-me enganada por mim própria.)

“A inteligência viaja mais rapidamente do que qualquer outra coisa no mundo.” (pp 135)

(As nossas ideias... o que seria de mim sem as minhas ideias e a capacidade de viajar?)

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?