segunda-feira, fevereiro 21, 2005

As eleições

Mantive-me calado durante este tempo, à excepção da polémica dos colos. Algumas reflexões:

1- José Socrates tem agora duas batalhas: Controlar o aparelho e conseguir que o governo seja mesmo o governo dos melhores, aberto e desejavelmente constituido seguindo a regra da competência profissional e não das dívidas, lealdades e pressões que virão inevitavelmente de dentro do partido; Gerir bem as medidas dificeis que terá de tomar a bem do país.

2- António Vitorino deu o mote e espero que seja realidade: O país precisa de um governo que não funcione em função da comunicação social ou dos factos mediaticos, mas que tenha um rumo definido e resista às pressões viradas para o populismo.

3- O BE sobe estrondosamente. Ainda bem que não subiu mais. O papel do BE no cenário politico é de fazer as sugestões e propostas mais revolucionárias, impulsionando quem tem o poder a inclui-las nos seus projectos a médio prazo. subindo muito, torna-se inevitavelmente um partido com ansias de poder, poder que, não tenho dúvidas, poderá ser o fim do BE.

4- Admirava Paulo Portas enquanto jornalista. Bem ou mal, fez uma autentica revolução com o Independente. Como politico, nunca me convenceu a sua veia populista e de actor frustrado. Mas esteve bem ao demitir-se. Afinal há politicos com honra. E repare-se que lhe bastava algum paleio para continuar. O PP inicia aqui o seu declinio. Ainda vai chegar outra vez ao partido do Taxi.

5- O PSD é essencial para o país. Espero que despachem rapidamente o Santana Lopes. Mas já deu para perceber que o homem vai queimar tudo à volta antes de desistir.

6- A CDU é a grande surpresa. É incrivel como uma mudança de montra com os mesmos artigos à venda aumenta as receitas...Desconfio que é uma situação transitória. O PCP está num nicho politico condenado à extinção. É uma questão de tempo. Os militantes estão a envelhecer...

7- Agora o resto: Cavaco; Marcelo; Marques Mendes; Rui Rio; Luis Filipe Menezes. Isto vai ser engraçado. Venha o congresso extraordinário.

8- Um facto importantissimo realmente inovador. Mais que a maioria absoluta do PS. Na Madeira, Jardim tem o pior resultado de sempre. O PS sobe e mete 3 deputados em 6, empatando mesmo com o PSD no Funchal, em percentagem. Em outros concelhos varia entre os 25 e os 30 e poucos por cento. É mais um sinal que o estalinismo laranja vigente na Madeira está finalmente a soçobrar: Começam a haver autarcas laranjas presos e investigados por corrupção; O apito dourado chegou à perola do atlântico e ainda vai fazer sangue no meio politico; Os ratos começam a abandonar o navio - repare-se na reportagem da Visão de há umas semanas em que um ex-advogado do regime começa a abrir a boca. O delfim semi-designado para substituir Jardim tem sobre si desconfianças e histórias mal contadas envolvendo dinheiros públicos. A própria população começa a falar sem medo e mais que isso, a escrever para os jornais. Senhores, isto é o principio do fim do jardinismo.
Só me preocupam as alternativas locais...

9- Presidenciais: será que Guterres volta? Parece-me que sim. Freitas do Amaral não vai lá. Marcelo ainda vai dizer que talvez. E o Cavaco vai aparecer (outra vez) como o salvador do centro-direita. Ele gere muito bem as tendências sebastianicas do povo português...A Minha aposta é num Guterres VS Cavaco para as presidências. Vai ser muito muito giro.

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?