segunda-feira, dezembro 06, 2004

ruas de encanto

Estava a precisar de me perder por aí outra vez. Cheia de músicas a entar dentro da minha cabeça e estavam todas num turbilhão de palavras. Precisava de me perder outra vez para poder esvasiar o meu pensamento. Precisava de me perder entre nada. Deixar o turbilhão de músicas improvisarem dentro da minha cabeça. Precisava de conseguir por momentos perder-me em sítios que conheço para voltar a olhar para as coisas. Caminhar sozinha, só com as músicas dentro da minha cabeça. Foi depois de ver Les Choristes... Ao género do Cinema Paraíso... e de uns filmes que me lembro de ver em muitos domingos da minha infância, mas que por qualquer motivo não sei o nome, lembro-me contudo do nome do personagem principal: Joselito...Fez-me chorar e fez-me voltar a conseguir esvasiar o meu pensamento e é por isso que eu agradeço à arte! Agradeço à arte a sua capacidade de me fazer sair de mim e de me deixar perder pelas ruas encantadas, sem nome e em que me encontro apenas com o turbilhão de músicas dentro da minha cabeça.

Quando estava a caminhar lembrei-me de um texto que li ontem da Florbela Espanca sobre o suicídio. As palavras que soube sempre que existiam e que li ontem. Suicídio. Sempre soube que a memória e a esperança jamais me deixariam suicidar-me.

"Quem foi que se atreveu a dizer alguma vez, quem foi que ousou traçar num papel as letras da palavra cobardia, falando dum suicida?! Oh, a medonha coragem dos que vão arrancando de si, dia a diaa doçura da saudade do que passou, o encanto novo da esperança do que há-de vir, e que serenamente, desdenhosamente, sem saudades nem esperanças, partem um dia sem saber para onde, aventureiros da morte, emigrantes sem eira nem beira (...)!" In Flobela Espanca, As máscaras do destino, Bertrand editora, pp110.

Perder-me é como que estar num presente em que sei onde guardei o passado e que cada passo que dou é rumo ao futuro...

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?