segunda-feira, julho 19, 2004

jantar dos caracóis no dia 16 de Julho

O jantar foi outra vez num restaurante quase sem nome... havia algumas pessoas verdadeiramente interessadas naquilo que estavam a dizer... Sinto-me sempre uma leiga quando ouço as pessoas partilharem os seus livros e autores aconselhados! Ainda bem que posso estar aqui, para ouvir o que têm as pessoas a dizer. Existem pessoas interessantes e que refletem a sua alma nos livros que leêm. Existem outras que fazem uma análise pormenorizada. Existem pessoas quase sem nome. Existem as que têm dores. Existem, claro, as apaixonadas. Existem as que contam histórias das viagens que fizeram ou não fizeram... as viagens dos livros que leram! Existem as que se emocionam com o turismo sexual. Houve quem trouxesse um livro, apesar de se intitular como não leitor de romances. Algumas choram enquanto outras riem. Os opostos fazem parte das nossas inquietações. Os livros retratam a religião, o sexo e a sociedade. Serão nossos? Serão deles? também se falou da morte, dos "paraísos artificiais"... Falou-se do Euro. telefonemas na casa de banho. Falso patriotismo? Crise política em Portugal.  Houve espaço, igualmente, para se falarem de coincidências ocorridas, em bares perdidos da ribeira, comboios... Aqueles que conhecem aqueles que são conhecidos por outros...
 
"O essencial de um livro é o que provoca em nós." E nós somos a narrativa do próprio livro. Neste jantar fez-se poesia e prosa. cada livro tem um papel diferente conforme os arranjos planetários de quem lê. Partilharam-se experiências e opiniões neste jantar. 
 
Falamos da perfeição pela mão de Oscar Wilde e Sigmund diz " Dorian Gray é a metáfora da nossa sociedade. A primazia da imagem em vez do ser!".
 
Foi sem dúvida o jantar mais literário... como um recanto iluminado num fim de semana a despontar!
 
Dicas para as férias:
big Sur de jack Kevouac
paula de isabel allende
deseperância de anthero monteiro
no meio do mundo de michel houellebecq
o mundo aqui ao lado de paulo salvador
o retrato de dorian gray de oscar wilde
a casa do sono de johnathan coe
o código da vinci de dan brown
invisible monsters de chuck  palanhiuk
a invenção do amor de daniel filipe.
a casa dos budas ditosos de joão ubaldo ribeiro
 

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?