terça-feira, novembro 18, 2003

Uma tarde na baixa Portuense: três momentos

No sábado à tarde decidi ir à baixa portuense. Qualquer comentário que faça pode ser sempre tendencioso na medida em que sou uma admiradora desta parte da cidade, apesar de não ir lá com olhos bem abertos há já bastante tempo! No entanto, e apesar de cada vez ter menos pessoas a frequentarem estes espaços, a zona tem desenvolvido alguns novos encantos: descobri duas livrarias temáticas que valem a pena... uma sobre gastronomia e vinhos e outra sobre teatro! Ambas nas imediações dos Clérigos.

Depois de vaguear nestas livrarias, fui ao Centro Português de Fotografia! E para meu espanto, este espaço tem exposições grátis, mas estava praticamente vazio... A "Cadeia da Relação" é lindíssima por dentro e posso garantir que as fotografias expostas são muito interessantes! Gostei especialmente da exposição de um fotógrafo português sobre a India...

Não sei o que fará com que as pessoas não procurem estes espaços! Má divulgação das iniciativas? Falta de interesse pelo tema? Ou um desinteresse generalizado por tudo o que não é "fast food"? "Não compreendo" como dizia o personagem que fazia de pai da Amélie, no filme com este mesmo nome, cada vez que o Gnomo aparecia fotografado em cidades diferentes!

Depois de me perder nas salas da cadeia e de sentir vontade de voltar para rever alguns pormenores nas fotografias expostas, fui até ao Magestic para beber um chá. Lá sinto-me noutro tempo... o piano ao fundo... a música tocada por alguém... Acho que o chá teve neste fim de tarde um sabor diferente.

E no final, quando finalmente voltava para casa um momento único: Wim Mertens. Descobri esse disco na fnac da baixa, antes de me ir embora e não poderia haver qualquer outra música que substituísse esta naquele fim de tarde que senti como sendo absolutamente mágico!

É possível ser-se turista na cidade em que se vive todos os dias! Tentem repetir uma tarde assim... é absolutamente delicioso e é nestas alturas em que agradeço poder viver!!!

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?