segunda-feira, novembro 27, 2006

PRECISA-SE de Cardiologista para Portalegre. Please!...


"Vi há pouco tempo num telejornal que o hospital de Portalegre está sem cardiologista. Já fizeram trinta por uma linha para recrutar um cardiologista mas nada. Não há em Portugal um único cardiologista que queira ir trabalhar para Portalegre.

Fui indagar porque razão é que esta categoria médica se recusava a trabalhar num hospital distrital do Alto Alentejo e entrevistei alguns cardiologistas. A maior parte deles afirmou não abdicar de uma vidinha fácil em Lisboa ou no Porto onde podem fazer umas horitas no hospital e ganhar mais algum por fora em vários consultórios médicos. Alguns disseram que não aguentavam o frio e que a casa que estava disponível em Portalegre não tinha aquecimento central. Outros não gostavam (?) da gastronomia alentejana. Alguns ainda queixavam-se de dores no artelho. As razões enunciadas foram muitas.

O que vai acontecer provavelmente em Portalegre é contratar-se um cardiologista espanhol. Esses aparentemente têm ainda presente o juramento de hipócrates e fazem medicina porque provavelmente acham que é uma maneira de dar uma melhor qualidade de vida a quem precisa. Em Portugal a medicina serve para dar qualidade de vida a quem a pratica.E quando o tal cardiologista espanhol chegar a Portalegre, e se sentar na sua secretária, iremos ouvir um chorrilho de queixas ressabiadas, que isto está entregue aos espanhóis e que qualquer dia falamos todos castelhano. Esta é uma razão muito portuguesa: mais vale pobres, miseráveis e doentes do que ricos, construtivos e saudáveis."
[Fonte não identificada]

4 Comments:

At 12:33 da tarde, novembro 27, 2006, Blogger Elentári said...

"Em Portugal a medicina serve para dar qualidade de vida a quem a pratica."

Não é regra geral, felizmente. Mas é sem dúvida uma classe muito elitista, comparando com outros países. E pouco esforçada também.

Destaco mais uma vez não ser regra geral, mas infelizmente é certamente uma maioria.

 
At 3:42 da tarde, novembro 27, 2006, Blogger Ísis Osíris said...

fabuloso. portugal no seu melhor. mas porque é que eu não sou cardiologista??? gosto tanto de comida alentejana... que seria uma óptima funcionária no hospital.

 
At 6:05 da tarde, dezembro 03, 2006, Blogger Enfim... said...

faz falta isso e muito mais.bjs

 
At 3:33 da tarde, dezembro 28, 2007, Anonymous Anónimo said...

Se calhar é melhor um espanhol, porque o "refugo" português...

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?