segunda-feira, junho 13, 2005

pais e mães

na semana anterior este foi um assunto que tomou conta de várias conversas com amigos e amigas. começou tudo porque eu defendo que se tivessemos mais pais saudáveis, teríamos mais pessoas igualmente saudáveis. emocionalmente saudáveis (leia-se). a partir desta ideia, surgiu-me uma outra que pode ser a génese desta questão: porque é que os pessoas têm filhos? será que existe um motivo mais saudável do que outro?

talvez na resposta a esta pergunta se encontre a resposta para tantas heranças problemáticas que os pais deixam para os seus filhos!

3 Comments:

At 11:24 da manhã, junho 13, 2005, Anonymous Anónimo said...

Momentos totalmente "perfeitos" não há, na minha opinião. Há sim melhores momentos / circunstâncias que outros.
Talvez concorde com o Sigmundo quando no outro dia dizia que se trata de uma motivação egoísta... Mas afinal, o que não é um pouco egoísta?...
Pessoalmente, o que anima as minha aspirações e desejos de "reprodutividade" prende-se fundamentalmente com duas coisas:
Dar substância (tanto simbólica como material) ao amor que se sente por outra pessoa e à relação única que se tem com esta, bem como encontrar um propósito superior a nós próprios para a nossa existência, quando na vida se vão "fechando portas" e se vão esvaindo sucessivamente os objectivos nesta nossa odisseia.
É uma motivação egoísta :) mas nem por isso deixa de ser válida...

 
At 4:20 da tarde, junho 13, 2005, Anonymous Anónimo said...

Eu confesso que ter filhos era mesmo uma questão de egoísmo...eu queria mesmo ter filhos e pronto!!! E tive...Claro que é muito bom que a Matilde seja fruto de uma relação de amor de muitos anos, ou seja, é um amor que já merecia ser materializado. Mesmo que mais tarde termine, ficará sempre alguma coisa que nos lembre do que vivemos juntos. Todos os dias tento ser uma mãe saudável...modéstia à parte acho que tenho conseguido, mas sei que as maiores batalhas ainda estão para vir(a adolescencia vai ser terrivél!!!) E espero muitoooooo que o meu acto de egoísmo de a trazer para este mundo seja por ela perdoado...O que faço para isso? TUDO...até morrer.
Beijos

 
At 9:26 da tarde, junho 14, 2005, Anonymous Anónimo said...

~Primeiro motivo- Animal, reprodução da raça.
~Segundo motivo- Pensam que se pode contar todos os motivos do mundo para se fazer filhos? Mas de todos oos motivos bons e menos bons
quando se vê o bébé e que pegamos nele temos todos o mesmo pensamento: é a carne da minha carne e juramos tomar conta dele como ninguém, seguimo-lo como a sua sombra, rimos, choràmos, !!!
E depois vêm as perguntas. Serà que fiz bem de lhe dar uma sapatada, serà que ele percebe quando grito enervada, serà que faço bem o meu papel de mãe??? E aí olho para tràs e penso que as nossas mães tiveram as mesmas dúvidas e medos e que tinham de agir sem ajuda de ninguém (hoje o marido està mais presente, os livros,internet...): quando me olho no espelho penso que ela fez o màximo, deixemos de ser egoistas sim, mas de pensar que as pessoas nao fazem o màximo. Um pai e uma mãe agem sempre pensando que é o melhor para os filhos (evidentmente à casos especiais..)
Infelizmente ou felizmente nao existe um livro como ser mãe ou pai
Aprende-se no dia a dia e descobre-se.....Egoismo??? Nao penso.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?