Goa ou o Guardião da Aurora
Em "Goa ou o Guardião da Aurora", Richard Zimler leva-nos ao terrores da Inquisição na colónia portuguesa, em finais do século XVI. Achei esta viagem no tempo muito rica e cativante, e admirei o minucioso trabalho de pesquisa por parte do autor, que nos oferece um relato interessante e empolgante onde os pormenores dessa pesquisa aturada surgem naturalmente, e não de forma demasiado descritiva e "pesada" como acontece noutros autores de romance histórico.
Toda a história se centra em torno de uma família judia a viver na Goa então portuguesa e no facto de dois dos seus elementos terem sido a certa altura presos e acusados pela Inquisição. Penso que consegui entender perfeitamente o que pensava um prisioneiro nessa época, toda a angústia face a legítimas incertezas em torno da vida, da morte, da tortura...
Já é o segundo livro deste autor que leio (o outro foi "O último cabalista de Lisboa") e vou tentar ler os restantes, pois além de gostar muito da modalidade do romance histórico, gosto da forma como este autor escreve e me incita a ler mais um capítulo, e outro, e só mais este e... oh, já acabou!!!
Goa ou o Guardião da Aurora
Richard Zimler
Editora: Gótica (2005)
3 Comments:
é verdade! e se não és tu aqui a salvar isto... quem será!?!!
Zimler escreve romances históricos que são também policiais. São rigorosos, mas cheios de suspense. Eu li quase tudo do autor. Há mais dois romances históricos interessantes: O "Último cabalista de Lisboa" (numa Lisboa dos fins do século quinze onde se perseguiam os judeus) e "Meia-noite ou o princípio do mundo" (parte da história passa-se na cidade do Porto). Há também o mais recente "Á procura de sana" - esse é um relato jornalístico sobre factos que Zimler protagonizou. É de leitura empolgante.
Este livro de Zimmler estava na minha prateleira há meia dúzia de meses à espera de tempo para ser saboreado. Agora esta a ser empolgantemente devorado. Com muito gosto…
Acho que vou ter de conhecer melhor o autor…
Enviar um comentário
<< Home