segunda-feira, setembro 18, 2006

Goa ou o Guardião da Aurora


Em "Goa ou o Guardião da Aurora", Richard Zimler leva-nos ao terrores da Inquisição na colónia portuguesa, em finais do século XVI. Achei esta viagem no tempo muito rica e cativante, e admirei o minucioso trabalho de pesquisa por parte do autor, que nos oferece um relato interessante e empolgante onde os pormenores dessa pesquisa aturada surgem naturalmente, e não de forma demasiado descritiva e "pesada" como acontece noutros autores de romance histórico.
Toda a história se centra em torno de uma família judia a viver na Goa então portuguesa e no facto de dois dos seus elementos terem sido a certa altura presos e acusados pela Inquisição. Penso que consegui entender perfeitamente o que pensava um prisioneiro nessa época, toda a angústia face a legítimas incertezas em torno da vida, da morte, da tortura...
Já é o segundo livro deste autor que leio (o outro foi "O último cabalista de Lisboa") e vou tentar ler os restantes, pois além de gostar muito da modalidade do romance histórico, gosto da forma como este autor escreve e me incita a ler mais um capítulo, e outro, e só mais este e... oh, já acabou!!!


Goa ou o Guardião da Aurora
Richard Zimler
Editora: Gótica (2005)

3 Comments:

At 10:10 da manhã, setembro 19, 2006, Blogger Ísis Osíris said...

é verdade! e se não és tu aqui a salvar isto... quem será!?!!

 
At 10:58 da manhã, setembro 19, 2006, Blogger rtp said...

Zimler escreve romances históricos que são também policiais. São rigorosos, mas cheios de suspense. Eu li quase tudo do autor. Há mais dois romances históricos interessantes: O "Último cabalista de Lisboa" (numa Lisboa dos fins do século quinze onde se perseguiam os judeus) e "Meia-noite ou o princípio do mundo" (parte da história passa-se na cidade do Porto). Há também o mais recente "Á procura de sana" - esse é um relato jornalístico sobre factos que Zimler protagonizou. É de leitura empolgante.

 
At 5:42 da tarde, fevereiro 06, 2007, Blogger Pedro Soares Lourenço said...

Este livro de Zimmler estava na minha prateleira há meia dúzia de meses à espera de tempo para ser saboreado. Agora esta a ser empolgantemente devorado. Com muito gosto…
Acho que vou ter de conhecer melhor o autor…

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?