sábado, setembro 30, 2006

Cisnes Selvagens # 2

de Jung Chang
Quetzal Editores
1999

Na quarta feira à noite, estive meia hora a falar do livro a uma amiga.Entusiasmada com tudo o que estou a aprender sobre a China. Começo a perceber algumas das características da cultura actual a partir da história. É um livro que é mais do que um romance. Aliás, o romance é apenas o fio condutor para a autora nos relatar a história da China desde a invasão Japonesa até a actualidade. É um livro com uma perpectiva feminina. Tal como já disse antes, quase todos os dias sonho com aspectos do livro, de tal forma que é envolvente. Por vezes estou na grande Marcha, outras estou na Grande fome dos anos 50.

Ainda estou a atravessar o comunismo e a sua implementação e uma das protagonistas teve uma reflexão com a qual me identifiquei bastante: os principios do comunismo são bons, mas esqueci-me que seriam Homens a implentá-lo e como tal transparece todos os seus defeitos. É exactamente o que eu acho acerca do comunista e é por este motivo que nunca poderei ser de esquerda. Por muito que o meu pai me chame sindicalista, por eu ter a mania da justiça e dos direitos, não acredito em políticas de esquerda... Também não acredito nas de extrema direita.

Bem. Não tenho transcrições porque perdi o papel onde as anotei.

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?