sexta-feira, agosto 18, 2006



Esta exposição está interessante. Tem umas imagens a preto e branco, pouco perceptíveis, mas muito reveladoras. As imagens estão acompanhadas de relatos de mulheres, vítimas de tortura. É forte. Comovente. Não precisa de sangue, nem das imagens chocantes para atingir o propósito de nos pôr a pensar nas vítimas de tortura.

Pensei no que será o sofrimento da tortura. Lembro-me de ter sido "atacada" duas vezes quando era miúda. Custou-me 7 anos de medo. Medo de que da próxima conseguissem o que os anteriores não tinham conseguido. O primeiro custou-me uma "bulimia invertida" e o ter engordado uns bons 15 quilos. O segundo veleu-me o ter percebido que os ataquels não eram dependentes da minha forma física e a partir daí um sem número de dietas! Não foi suficiente para me ter deixado marcas profundas, mas valeu-me uma maior imaginação do que sofrerão as pessoas que são vítimas de assaltos constantes a si próprias.

Ainda ontem no parque da cidade senti uns passos atrás de mim. Podiam ser de alguém que caminhava tal como eu. Mas havia um som estranho, porque paravam quando eu parava, acelaravam quando eu acelarava. Fazia-me lembrar as situações antigas. É claro que tinha razão e quando decidi parar, ele parou mesmo ao meu lado. Não senti medo. Disse para me deixar em paz e voltei a andar sem voltar a olhar para trás. Ele ali ficou. Mas fez-me recordar sons que há muito não recordava.

Talvez por este motivo, me deixe sempre comover e revoltar perante histórias de tortura. À parte desta comoção, vale a pena visitar o Centro Portugês de Fotografia para ver as imagens.

1 Comments:

At 7:57 da tarde, agosto 18, 2006, Blogger The Boy with the thorn in his side said...

é triste saber disso...
Beijos!

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?