sexta-feira, abril 29, 2005

Construtivismo: rever o passado literário

Recebi a lista de perguntas do Juraan Vink. Não consegui responder no imediato, porque como tudo o que me sai da alma, apenas aparece quando lhe apetece. Tenho uma alma indomável e não tenho “mão nela”...

Não podendo sair do Fahrenheit 451 que livro quererias ser?
Cem anos de solidão do Gabriel Garcia Marques, porque além do livro, guardava os cheiros, as cores e as vozes....

Já alguma vez ficaste apanhadinho por um personagem de ficção?
Acho que não... talvez sim... talvez não! A única personagem que me veio à memória foi a Anna Karenina do Tolstoi na Sibéria... que li à quase vinte anos. E que continua presente em mim a sensação da força e determinação do amor.

Qual foi o último livro que compraste?
Este mês excedi-me nos livros que comprei. Existem deprimidas que compram roupa; eu sou a deprimida que compra livros e música!!! E semana passada comprei: “Fahrenheit 451” do Ray Bradbury (Publicações Europa- América),”O Grande Gatsby” de F. S. Fitzgerald (Editorial Presença).. “Na américa” de Susan Sontag (Gótica Editora).


Qual o último livro que leste?
Fahrenheit 451, porque havíamos falado nele no penúltimo jantar de caracóis. Sem dúvida, um livro que eu nunca pegaria numa prateleira, mas absolutamente fantástico. Achei soberbo... (depois podem passar aqui para verem o comentário ao livro!!). Antes tinha acabado de ler o Mulheres Apaixonadas de D. H. Lawrence que já comentei no blog que foi um livro que me deixou muda e parada em muitas passagens... como se estivesse a absorver qualquer coisa fantástica protegida pelas palavras do autor!

Que livros estás a ler?
O “Grande Gatsby” de F. S. Fitzgerald (Editorial Presença). “Na américa” de Susan Sontag (que confesso só ter comprado porque a protagonista se chama Marina e o primeiro parágrafo pareceu-me interessante). A “loucura da normalidade” de Arno Gruen (Assírio e Alvim). “A serpente cósmica, o ADN e a origem do saber” de Jeremy Narby (Via Optima). “A janela visionária” de Amit Goswami (Editora Cultrix). E na verdade ando perdida entre tantos livros...

Que livros levarias para uma ilha deserta?
Parto do pressuposto de que poderia escolher alguém para ir comigo, porque eu gosto tanto de falar, que sozinha enlouquecia! Além de levar os livros que referi estar a ler actualmente, levava livros do Dostoyevski, Tolstoy, Gabriel Garcia Marques, Tolkien... e todos aqueles livros com muitas páginas que acho sempre que não vou voltar a ter tempo para ler descansada!

E é claro que eu vou passar este inquérito a outras pessoas!!! Eu sou uma pessoa que preza a promoção de contactos entre as pessoas e de preferência entre pessoas que não conheço!!

Assim, passo este "inquérito literário" para a http://www.questuver.blogspot.com/, porque me identifico com a sua forma de escrever; para o http://poetrycafe.weblog.com.pt/, porque gosto deles; e para o http://cidadesurpreendente.blogspot.com/, porque as imagens também são poesia!

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?