“Estão a denegrir a humanidade”
Lou Marinoff ataca os psicólogos e psiquiatras por considerarem os seres humanos “animais doentes”
E se os seus problemas quotidianos pudessem ser resolvidos através de aconselhamento filosófico? Esta é a proposta de Lou Marinoff. Em entrevista ao JANEIRO, o autor do célebre «Mais Platão, menos Prozac» falou-nos do método socrático de interpelação e justificou a ruptura com a American Society for Philosophy, Counseling and Psycotherapy (ASPCP) com a necessidade de os conselheiros filosóficos serem representados e supervisionados por uma organização profissional.
Querem saber mais? Então cliquem aqui.
3 Comments:
Além de me parecer que esse moço (Lou Marinoff) não goza de mta perspicácia, parece-me também que ele não sabe mt bem o que é um psicólogo! Nós tb usamos o diálogo :))
Cá para mim este tipo não é lá muito diferente daquela malta da auto-ajuda. Gosto, adoro filosofia e a psicologia vai lá buscar muita coisa, mas até dizer que é tratamento ou substitui a psicologia e a psiquiatria já é asneira. Pergunto-me como abordará uma pessoa com ideação suicida...manda-o ler Kierkegaard?
não me parece que seja isso que Marinoff defende. Não exclui o papel da psicologia ou da psiquiatria. Tanto quanto posso perceber, o aconselhamento filosófico permitiria uma clarificação de alguns problemas existenciais.
Enviar um comentário
<< Home