terça-feira, março 07, 2006

abazurdida (será que é com um Z ou S?)

Ainda dizem que há desemprego! Pior. Ainda dizem que as pessoas querem trabalhar!! Acho que não é verdade. Leiam estas situações e digam-me de Vossa justiça o que é que se passa, porque eu não estou a entender muito bem.

1. Precisava de recrutar 2 telefonistas para um trabalho de 3 meses. Temporário. Foram convocadas 22 pessoas para a prova. Como é óbvio a primeira prova era simular uma chamada telefónica. De 22 ficaram 3. Apenas 3. Começaram a dizer que o emprego não lhes interessava e etc... Das 3, seleccionamos a que falava melhor ao telefone que nos disse não querer trabalhos temporários. Acabamos por seleccionar um licenciado pelo preço de uma telefonista...

A leitura que se faz deste episódio é ilustrativa dos nossos supostos quadros médios.

2. Precisava recrutar um número considerável de licenciados, uma vez mais para um trabalho temporário. No Porto apareceram várias pessoas com vontade de trabalhar, mas pelo resto do país foi uma terrível desgraça e a única selecção que fiz, doi aceitar os que quiseram ficar. Ouvi respostas de todo o tipo: "Compensa-me mais o subsídio de desemprego que recebo"; "Não fui logo seleccionada, agora também não quero."; "Só ia à entrevista se soubesse que ficava.... Mas assim prefiro não ir!". Foi um desespero. Mas o que é que se passa? Eu pus um anúncio em Jornais. O que é que se passa no resto do país?

Este episódio pareceu-me fundamental para avaliar os Nossos quadros superiores que andam vaidosamente no ensino superior.

3. Esta situação é um bocado diferente. Hoje ligaram-me de um laboratório de fotografia. Tenho lá um trabalho que supostamente estaria pronto hoje. Ligaram a dizer que não iria ser possível fazê-lo. Irritei-me pela falta de profissionalismo de estarem a dizer naquela altura que não iriam fazê-lo. Ela pediu desculpa, mas que não tinham técnico. Fui de carro (a voar) buscar os negativos para poder fazer noutra loja,o trabalho. E diz-me a Sª: "O técnico afinal faz-lhe op trabalho para logo..."

Não acham que era a preguiça que estava a desmotivar o técnico?

13 Comments:

At 2:10 da tarde, março 07, 2006, Blogger salomé said...

E os que vão às entrevistas só quando o subsídio de desemprego está a acabar? E os que faltam às entrevistas? E os que faltam às entrevistas sem sequer dar uma satisfação? E os que vão às entrevistas sem, pelo menos, saberem em que área de negócio se insere a empresa a que se estão a candidatar? E…? E…? E…? Vês… é preferível não ter assuntos para abordar quando os que há são estes… uma vergonha. Uma verdadeira decepção.

 
At 2:32 da tarde, março 07, 2006, Blogger nel colaça said...

andava eu a passear por este blog...
"Na próxima Sexta apareçam no Triplex para ver um conterrâneo Nel Colaça!!
Um dos meus ídolos musicais..."
Sim senhora... um ídolo!!!
tou pasmado!!
agora a sério, beijinhos e obrigado

 
At 5:38 da tarde, março 07, 2006, Blogger rps said...

Afinal, há assunto...
Sobre o gajo do laboratório de fotografia, não tenho dúvidas: ia baldar-se e só se mexeu porque viu que iria perder o trabalho para um concorrente.
Quanto aos outros casos... sei lá! Sei que há malta que estuda, tira um curso superior e cria expectativas. Depois, a realidade é diferente. Deve ser lixado...

 
At 8:15 da tarde, março 07, 2006, Blogger Elentári said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8:16 da tarde, março 07, 2006, Blogger Elentári said...

Haja paciência, especialmente para o técnico das fotografias!

 
At 9:56 da manhã, março 08, 2006, Blogger Nuno Silva said...

Acho que muito pouca gente quer trabalho. Querem um emprego. Nos dois primeiros casos apresentados o próprio governo tem alguma culpa, os subsidios de desemprego, muito faceis, são uma das causas. No terceiro caso nem consigo explicar, é a vontade de trabalhar...

 
At 12:21 da tarde, março 08, 2006, Blogger Luna said...

No local onde eu trabalho 2 concursos para um contrato ficaram desertos!! Ninguém!aceitou!! Enfim...

 
At 4:20 da tarde, março 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

bem, eu posso dizer que realmente a menina Isis fala de BARRIGA CHEIA!!!

queria-lhe pedir o favor de verificar que tipo de emprego aparecem nos jornais: telefonistas (ok, já fiz trabalhos do genero e não os faço pq estou a estudar, logo nas horas em que mais pedem esses serviços: pós-laboral), vendedores, "consultores imobiliários" e muito, muito emprego precário, como o que "ofereceste"!!!


também eu te digo: emprego precário?? ANDOR!!!!!

tu aceitavas, Isis????

aceitavas????

já agora, tb queria perguntar à menina Salomé se os empregos que oferece são assim tão bons que nem aparecem nas entrevistas!!

serão??

eu posso dizer que 90% dos CV's que mando não obtenho resposta!!!

falem disto!!!!!

já agora, alguém tem um emprego para oferecer a um informático??

se tiverem avisem que eu juro que apareço na entrevista de emprego!!!


bah!

 
At 4:24 da tarde, março 08, 2006, Blogger Ísis Osíris said...

tive de responder ao everything...

não me vou estender muito, mas
1.empregos precários é melhor do que estar em casa.
2.empregos precários podem originar contactos para empregos bons, pq é tudo uma questão de criar oportunidades.
3. se irem à entrevista não se sabe se o emprego é bom ou não.

Eu já dei formação em que perdia dinheiro.... mas achei que valia o contacto e o nome no mercado! foi uma questão de carreira....

 
At 4:27 da tarde, março 08, 2006, Blogger Nuno Silva said...

O que é trabalho precário? Ilucidem-me por favor...

Já agora, trabalho pra informático, já tentaste nas caixas de hipermercado?

 
At 4:49 da tarde, março 08, 2006, Anonymous Anónimo said...

Nuno, não sabes mesmo o que é emprego precário???

andar a formar licenciados para vender telemóveis, fazer entrevistas telefónicas e atender em caixas de supermercados!!

que grande país que somos, não??

és um triste, pá!!!

sabes, Isis, já trabalhei na porra do trabalho precário e sabes o que via lá??
trabalho precário!!

tal como ódio gera ódio, trabalho precário gera trabalho precário!!

isso mesmo!!! pessoas que, ano após ano, não conseguiam ter segurança social e essas coisas.
coisas essas que os trabalhos que oferecias quase de certeza não tinham!!!!!

e geriste tu muito bem a tua carreira!
porque se entravas num emprego do genero que se falou acima ainda lá andavas ou tinhas saído pq querias sair da cepa torta!

 
At 4:59 da tarde, março 08, 2006, Blogger Ísis Osíris said...

ora bem! isto seria uma discussão para se ter ao vivo, porque a bem dizer da verdade, eu percebo o que queres dizer, mas o que eu estava a oferecer n era nada desse género... é um trabalho q eu faço de boa vontade! e o outro de telefonistas para miúdas que fizeram o 12 ano em secretariado também n parecia mau! contudo existem muitas pessoas q n sabem gerir a sua carreira e esse é o principal problema do desemprego!

 
At 5:05 da tarde, março 08, 2006, Blogger salomé said...

A menina salomé responde:

Concordo totalmente com a isis quando diz que "empregos precários podem originar contactos para empregos bons, porque é tudo uma questão de criar oportunidades.". Para além do que, por questões de salvaguarda, é comum contratar-se temporariamente um colaborador com o intuito de se passar a um contrato de trabalho dito efectivo. Empresas de trabalho temporário têm bases de dados que são utilizadas como fonte de recrutamento. Sendo que, nos primeiros meses, o colaborador é funcionário da empresa de trabalho temporário e, findo o contrato, passam para os quadros da empresa a quem prestaram serviços. Neste caso, falo especificamente das empresas onde conduzi processos de selecção.

Quanto ao dito emprego que oferecia, foram sempre na área comercial: integração em empresa em expansão (das poucas com crescimento face ao ano anterior) ordenado base, comissões, viatura para uso total, despesas pagas, telemóvel, formação inicial e contínua no terreno, perspectivas de progressão na carreira (pois, em expansão, eu disse)... até poderia dizer mais. Mas estes seriam motivos mais que suficientes. Digo eu!

Quanto a não obteres resposta, é uma valente merda (olha, enervei-me!) deixar as pessoas na expectativa e na ansiedade (tendo em conta que os níveis de ansiedade que já possuem são bastante elevados). Não posso falar pelos outros, mas onde trabalhei, tinha sempre o cuidado de comunicar a decisão. Fosse ou não favorável ao candidato.

Isto está uma vergonha mas não se podem culpar apenas as entidades empregadoras, da mesma forma que há que compreender o lado do candidato. Mas como neste post se falava de entidades patronais…

Mais uma vez, de acordo com a isis: melhor isso do que estar em casa.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?