quinta-feira, maio 31, 2007

Que tal estão os teus conhecimentos de geografia?

Testa os teus conhecimentos neste mapa da Europa: diz o nome de cada país e coloca o rato por cima para ver se acertaste.

Só vos digo que o meu desempenho foi uma desgraça, especialmente na Europa central e oriental. Uuii!.....

sexta-feira, maio 25, 2007

Where the Hell is Matt?...

Um moço que viaja pelo mundo e manda notícias à família por estes videos.
E o rapaz até tem a sua piada...

quinta-feira, maio 24, 2007

Galeria Metrópole, do dramaturgo Mário Viana

Leitura teatralizada no Museu da Quinta de Santiago, inserida no projecto "Salve a Língua de Camões"

Sexta feira, dia 25 de Maio, pelas 21h30

Salve a Língua de Camões
, projecto assente na democratização da palavra através da difusão de textos nos quais a Língua Portuguesa é o seu comum, promove o intercâmbio de textos de dramaturgia, das palavras de autores que vivem no Brasil, em S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola e Moçambique. Estes textos são adaptados em leituras encenadas no Museu da Quinta de Santiago, estrutura museológica tutelada pela autarquia, parceira deste projecto e local onde decorrem as leituras, na última sexta de cada mês, pelas 21h30.

Esta quarta viagem é feita pelas palavras do jornalista e dramaturgo Mário Viana, paulista, membro fundador do núcleo dos 10, autor das peças premiadas Vamos? e Vestir o pai, que contaram com montagens de espectáculos das suas dramaturgias em São Paulo. Florença e Roma. A peça Galeria Metrópole foi classificada em segundo lugar no Concurso Nacional de Dramaturgia da Funarte (Sudeste).

Desde setembro de 2006, colabora com a equipe de Aimar Labaki na telenovela Paixões Proibidas, adaptação de Camilo Castelo Branco para Rede Band (Brasil) e RTP (Portugal).

Sobre o autor – este estará presente de forma original na Museu da Quinta de Santiago, destacando-se da ligação online, realizada em todas as sessões com os dramaturgos ou responsáveis pelos projectos dos outros países. E mais não nos cabe dizer, apelando à curiosidade.

Venha ao Museu. Sinta o Brasil mais perto.

SINOPSE

GALERIA METRÓPOLE
De Mário Viana

Um velho metódico e rabugento, sua sobrinha lésbica e a namorada, fantasmas de amores que já se foram. São esses os personagens de Galeria Metrópole, peça de Mário Viana. O tema, nada banal, é bem apropriado para pensar os ecos dos movimentos gays que mobilizaram as maiores cidades do planeta.
As relações familiares entre héteros e homossexuais são o foco do texto.Afonso, um advogado aposentado que durante toda a vida tentou esconder sua orientação sexual. Sua sobrinha, Lúcia, chega aos quarenta anos e passa a namorar Nina. No dia da passeata gay, uma das maiores do mundo, Lúcia tenta convencer o tio a ir para a passeata junto com ela e a namorada. Não é tarefa fácil. O velho finge ser alheio a qualquer forma de manifestação homossexual. No imaginário de Lúcia, porém, Afonso ocupa lugar de destaque por representar uma vida plena de realizações. Acompanham a história dois personagens que já morreram: Renato, grande amor de Afonso, e Nenzinho, "amigo" com quem o velho passou a vida. O texto, porém, é mais do que um drama burguês e toca em pontos importantes para a comunidade gay: militância, identidade, envelhecimento, separação, vida cultural, estereótipos e pela sociedade a homo fobia, a perseguição, o preconceito, a intolerância a diferença e as opções sexuais de cada um.
O autor explica que há na cidade "universos paralelos com tempos diferentes", alguns mais bem resolvidos em relação à homossexualidade, outros não. "A Parada é um evento positivo, mas a luta continua", afirma. A peça permite um olhar sobre essas diversas dimensões temporais, evidentes no contraste Afonso/Nina. "O Afonso é fruto e vítima de uma época", conclui o autor.

FICHA TÉCNICA

Afonso: William Gavião / Lúcia: Ana Perfeito / Nina: Patrícia Barbosa
Nenzinho: Carlos Moura / Renato: Nuno Miguel
Direcção da Leitura / William Gavião
Ambiente Cénico e adereços: Patrícia Esteves / Som:
Jorge Martins
Fotografias: Francisco Saraiva
Produção e realização: Cairte Teatro e Teatro Reactor

quarta-feira, maio 16, 2007

Abrem-se as Portas no Douro...

Nos dias 9 e 10 de Junho, o Douro abre as portas a quem o quiser visitar. Aceite as nossas sugestões de passear pelas vinhas, quintas, caves e adegas. Conheça os Durienses, os vinhos e a gastronomia, seus caminhos, seus rios e vales. Sairá com certeza mais rico com tantas histórias que irá ouvir e recantos que irá descobrir. São muitas as Quintas que se podem visitar, como poderá ver pela lista anexa. São inúmeras as provas que se podem fazer, todas elas gratuitamente.
---
Contactos:
---
Joana Lencastre
Telm: 919 772 527/968 425 954
Laura Regueiro
Telm: 962 621 661
P.S. Programa disponível em comentário a este post

segunda-feira, maio 14, 2007

Ladytron

Esta Sexta, 11 de Maio, fui a Barcelona propositadamente para ver Ladytron no Razzmatazz. Excelente concerto, foi intenso e acelerado (as músicas estavam mais rápidas que nos registos em estúdio), criando um ambiente de festa, ao sabor da vontade dos quatro magníficos ( com outros dois músicos). O que vi, ouvi e senti confirma que Ladytron continua a ocupar o seu lugar no pódio das minhas preferências.

Não sei se eles vêm cá no Verão, há um espaço grande na agenda deles por volta do início de Agosto. Temo que não, preferi não arriscar, mas... quem sabe? Vejo-os quantas vezes for possível, como faria com outros. É sempre um prazer.

Claro que para os ver nesta altura teria de ir a Lisboa, que isto agora é assim, desde que o Porto morreu para os concertos. Tem acontecido muito verem-se bandas que antes iriam a uma sala de Lisboa e de seguida rumariam ao Porto (por norma ao Coliseu) a ficarem-se apenas pela capital. Em dia de semana. E nós por cá, com o amargo de boca a tentarmos capacitar-nos de que não há tempo nem dinheiro para tudo. Pois, porque a viagem para Lisboa também é cara, tanto quanto gastei para ir a Barcelona...

www.ladytron.com www.myspace.com/ladytron www.salarazzmatazz.com

sexta-feira, maio 11, 2007

Há "Metros" e "METROS"...

Por indicação da Lela visitei uma página web onde se podem encontrar as redes de Metro disponíveis um pouco por todo o mundo. É interessante observar o mapa do "Metrito" da nossa "inbicta", ou mesmo o de Lisboa, e comparar estes com as redes de Metro de cidades como Tóquio, Seoul, Londres, Paris, Nova York...
Decidicamente, é outro mundo! Vale a pena perder uns minutos...

segunda-feira, maio 07, 2007

Três livros...

Por ordem de preferência:

1. Crónica do Pássaro de Corda, de Haruki Murakami, casadasletras

Surrealista. Envolvente. Nem se sabe muito bem por onde andamos. Não se sabe o que nos espera em cada virar de página. Surpreendente. Uma viagem pelos caminhos da mente e da sociedade nipónica.

2. Aroma, de Radhika Jha, Dom Quixote

A minha Índia uma vez mais. A condição feminina. Amor. Paixão. Especiarias. Numa história em que o amor assume variadas formas. O cheiro. As refeições indianas. As histórias por detrás dos cheiros.

3. O último alquimista, Micah Nathan, Publicações Pena perfeita

Ora bem... Não parei enquanto não cheguei ao fim à espera de qualquer coisa que não encontrei. Uma desilusão. Deve ser o papel da alquimia: correr atrás de algo que não existe.

ísis osíris

terça-feira, maio 01, 2007

Devo ser a primeira pessoa no país a apanhar um escaldão na praia este ano. Daqueles que foi preciso ir à farmácia comprar creme para passar!!!!
Mesmo assim confirmo que continuo apaixonada pelo sol e fã do Alentejo. E também de algumas praias algarvias, especialmente na costa vicentina. Belos dias, em excelente companhia. Tudo ouro sobre azul: as cores da praia, curiosamente.

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?