quarta-feira, junho 28, 2006

A vida passa a correr!

Bost#6



Originally uploaded by lelacunha.

Se isto continua assim tenho de começar a andar de bicla...

terça-feira, junho 27, 2006

Os filmes que não quero perder nos próximos tempos:

- Klimt (http://www.klimtderfilm.at/)
- O Rei, de James Marsh
- Hard Candy (http://hardcandymovie.com/)

Quem já viu, tem algum comentário a fazer?
Aconselham outros filmes para além destes?

domingo, junho 25, 2006

desilusão (4)

O que me desilude não é o que fizeste ou possas vir a fazer, é perceber quem tu és, ou melhor, quem te possas estar a tornar...
Há alturas em que ser manipulado(a) é a mais doce e desejada das ilusões.

desilusão (3)

A tua ilusão alimenta a minha desilusão. Enquanto a tua ilusão for aumentando, a minha desilusão vai escalando. Preocupa-me a forma como te verei quando este processo terminar.

desilusão (2)

A desilusão pode ser encarada como uma oportunidade de aprendizagem. A desilusão é fruto do grau de envolvimento emocional que estabelecemos com quem ou o que nos desilude. Da minha desilusão não me apetece falar, é disparatada em relação à dela, gigantesca, destruturante. E o tipo de aprendizagem que esta desilusão lhe traz é absolutamente dispensável.

desilusão (1)

Toda a desilusão tem limites. Os limites permitem-nos classificar a desilusão: "foi mesmo uma grande desilusão"; "fiquei um bocado desiludido"...
Nós fazemos (voluntaria ou involuntariamente?) os limites da desilusão, estabelecemos a sua dimensão, batemos-lhe o pé para que não avance mais, para que vá recuando, para que saia do nosso registo diário.

quarta-feira, junho 21, 2006

Sonhar, sempre em:

... chamem-me o que quiserem!

terça-feira, junho 20, 2006

Modelo de Ensino Falhado num País à Disposição

As Escolas, Espelhos da Nação

O Ensino está cronicamente doente em Portugal. Este doente crónico reflecte o estado das elites que temos, por ele preparadas! Um ciclo vicioso! [...]

Leiam este artigo de opinião de António Justo. Imperdível!
Link

sexta-feira, junho 16, 2006

Açores, ilha Terceira, Angra do Heroísmo

Começam hoje as S. Joaninas!!!
Dez dias de festa... Muita festa...

Sonhos

A noite passada tive um sonho que tentei interpretar à minha maneira, na minha forma algo construtivista de ver as coisas. Sonhei que estava com uns calções brancos curtos e, como estava com o período e usava tampão, o fio do tampão insistia em sair e ser visto por toda gente. Sempre que eu procurava ocultá-lo ele rapidamente descaía, ficando à vista de todos. Ninguém parecia preocupado com isso, só eu que ficava confusa e ansiosa com a situação.

Interpretação: tenho um (chamemos-lhe) segredo, que só me envolve a mim, que não quero que ninguém saiba, mas como sou uma pessoa pouco disfarçada tenho sempre medo de deixar uma ponta solta que permita aos outros descobrirem-no (segredo=período; tampão=ponta solta de informação). O facto de ninguém estar preocupado com isso é porque o suposto segredo só me interessa mesmo a mim, é indiferente para qualquer outra pessoa sabê-lo ou não. Eu é que não consigo relativizar e fico ansiosa comigo mesma. Quanto aos calções tudo se deve a ter ido no dia anterior visitar o Motel de Moka, e ter lá visto um post, sobre Peaches. Estive a ouvir as músicas e estava lá também uma foto dela. Ela é tão marcante, e a imagem dela ficou tão vívida em mim, que os calções que eu vestia são os que ela usa na foto.

quinta-feira, junho 15, 2006

Sugestão para sábado

Aconselha-se Sábado no Mode , a partir das 23 horas.
Ver mais em www.evilheat.blogspot.com

quarta-feira, junho 14, 2006

Caracóis em dia de chuva


Não fui eu que tirei esta foto (que acho linda!), mas passei por ela numa das avenidas, ruas ou becos da net, e lembrei-me de nós. Tinha de a partilhar!

segunda-feira, junho 12, 2006

PETIÇÃO EM FAVOR DAS LÍNGUAS CLÁSSICAS EM PORTUGAL

Recebi este mail de uma amiga licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa. Tal como ela me tinha dito, um escândalo está em vias de ocorrer. Espero que tenham paciência para ler o texto abaixo... e assinem a petição!

No seguimento da recente reorganização da rede escolar e dos agrupamentos de disciplinas, o ensino das línguas clássicas passou a residual nas escolas secundárias, e em muito poucas, e corre o risco de desaparecer em breve do ensino superior. Razões de ordem financeira limitam a oferta das línguas clássicas e das línguas e literaturas estrangeiras, também elas em grande perigo em todos os níveis de ensino, apesar de existir um escol de professores e especialistas, até de nível internacional, constituído com grande investimento económico e financeiro, em áreas que são índice de desenvolvimento e fazem parte da tradição cultural dos países que pretendemos igualar.

Ignorando que "a matemática e as ciências não formam cidadãos", como lembrou Manuel Damásio (Expresso, 10/03/2006), os responsáveis políticos arriscam-se a privar os jovens portugueses da possibilidade de conhecer as raízes comuns da identidade nacional e europeia e dos valores que constituem a génese do património cultural, ético e cívico ocidental.
É este também o parecer do médico e professor Nuno Grande, no seu comentário a propósito da herança clássica e do livro de George Steiner, "A ideia de Europa" (JN, 27/04/2006): "a recuperação dos direitos humanos, da solidariedade e da fraternidade com todos os povos, com respeito pelas diferentes identidades culturais ... são determinantes da dignificação da Humanidade, a qual se encontra na percepção da sabedoria, na demanda do conhecimento desinteressado e na criação da beleza".
Ora, os valores enunciados constituem marca da própria identidade europeia, conforme recordou recentemente J. M. Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia (SIC – Notícias, 13/05/2006), e representam o essencial da formação humanística e clássica, razão suficiente para não serem eliminados do sistema educativo os seus instrumentos, as línguas clássicas.
Os signatários fazem, pois, um apelo aos nossos governantes e à opinião pública:
- pedimos que não reneguem as próprias raízes greco-latinas de uma concepção nobre da política e da sociedade, ética e à escala humana;
- reivindicamos o restabelecimento de condições que facultem a todos os jovens a possibilidade de estudarem as línguas e as culturas clássicas em todos os níveis de ensino, das escolas básicas e secundárias às politécnicas e universitárias.
Promotores:
APEC — Associação Portuguesa de Estudos Clássicos
Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra
Departamento de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa


NOTA BENE:
Se desejar receber posteriormente da nossa parte alguma informação acerca dos resultados desta petição, por favor, ao entrar na página de subscrição, seleccione a opção "Available to Petition Author" no item respeitante ao seu endereço de correio electrónico.

Só...

Anos e anos a esperar por este momento: o de ver o poeta a cantar.
Já me tinham avisado de que, se calhar, era melhor não o ver em palco, ficar-me pelos cd's.
E assim fui fazendo...
Até que li em qualquer lado que ele tinha deixado de beber, por problemas de saúde.
Então fui, esperançada, vê-lo ao vivo: o meu querido Jorge Palma que, se em algum momento deixou de beber, já desistiu de o fazer.
O que eu vi em palco foi um homem alcoolizado, velho e cansado.
Um génio das pautas já quase morto. A esquecer-se das letras e dos acordes e a brincar com isso. A marimbar-se. Para tudo e para todos.
Fiquei triste, não por mim, que vou continuar a saborear as suas músicas como sempre o fiz, mas por ele. Fez-me lembrar que as pessoas se devem retirar da vida pública quando a sua decadência já não lhes permite aparecer com a dignidade que merecem.
Pelo menos, entre copos ou não, que continue a escrever como só ele o sabe fazer... enquanto o conseguir fazer...

sexta-feira, junho 09, 2006

vou de férias...

... na próxima semana. Vão ficar sem crónicas, sem relatos de fim de tarde... Enfim, diria que se ninguém escrever, isto vai ficar 3 semanas às moscas! Tentem escrever, queridos caracóis.

Quando fiz 30 anos, ofereceram-me várias prendas imaginárias. Um dos desconhecidos que participou nessa brincadeira, afirmou que eu tinha cara de Praga e por isso ofereceu-me a ida lá! Ofereceram-me outras que já recebi, mas faltava Praga. A Praga juntei Varsóvia, Cracóvia, Budapeste, Sofia e Istambul. Uma espécie de inter-rail, sem o ser.

Prometo muitas histórias escritas quando voltar. E dizer-vos-ei se realmente me senti especial em algum destes locais.

Esta é apenas mais uma das minhas viagens de sonho. Agora só falta Rússia-China de comboio, América Latina, Vietnam e Cambodja, India-Nepal-Tibete (uma rota mais espiritual), Austrália... E por fim começar com África. Pelo meio a s férias de praia, que tanto pode ser no Brasil, como nas Maldivas ou quem sabe noutra praia paradisíaca qualquer como as do Alentejo?! Tenho Viagens para fazer até ao fim da minha vida.

quinta-feira, junho 08, 2006

Poema acerca da vida...

Ser Feliz
(Fernando Pessoa)

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar
irritado algumas vezes, mas não esqueço
de que a minha vida é a maior empresa do mundo
e que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios,
incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problema
se tornar-se um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser
capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não.
É ter segurança para receber uma critica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."


(Para a Lela)

Noites Portuenses # 1

(Nova rubrica "Noites Portuenses")
As noites de poesia no Púcaros.
A de ontem foi, além de interessante, engraçada.
"-Já se vão embora?
- A parte bonita vai, a parte que lê fica"
E eu não declamo poesia!






Recomendado pelo Asdrubal!

quarta-feira, junho 07, 2006

Ontem foi um dia quase perfeito...

... na cidade do Porto. É claro que tive de trabalhar, mas isso são as obrigações que fazem com que aproveitemos ainda mais os outros momentos que nos sobram.
Almocei no Palácio de Cristal. A comida nem por isso é muito boa, mas isso é apenas um pormenor que se dilui nos cheiros e cores que nos rodeiam no jardim. Terminar o almoço e caminhar preguiçosamente até encontrar um banco vermelho, para voltar a sentar-me, enquanto olho demoradamente para o rio que parece parado lá ao longe.
Da parte da tarde e já bem no fim, fui ao Bazar. Estar com os amigos, falar com desconhecidos que se tornam progressivamente conhecidos, ouvir música e beber uns finos bem frescos. Como a fome começa a apertar e a Ribeira está ali à espreita, tão perto, ir até lá comer qualquer coisa numa esplanada com o rio bem perto e onde se sente que este mexe. Ficar demoradamente a saborear. Saborear apenas aquele momento em que se sacia a fome. A fome de olhares. A fome de fome. A fome de encontrar ou de partir. A fome de rir. A fome de sonhar. E num momento apenas, saborear todas as fomes da semana.
Depois... Depois fica para mim!

terça-feira, junho 06, 2006

num site com crónicas de uma rapariga gira sem namorado aos 30 anos...

"Depois dos 30 :) (escrito por Andy Rooney, apresentador do programa da CBS
"60 Minutes")

Para todas as mulheres com mais de 30 anos... e para aquelas que têm medo
de entrar nos 30... e para os homens que têm medo das mulheres com mais de
30!

À medida que vou envelhecendo, valorizo cada vez mais as mulheres com mais
de 30 anos. Estas são apenas algumas das razões porque o faço:
- Uma mulher com mais de 30 nunca te acordará a meio da noite para
perguntar "Em que é que estás a pensar?".
Ela não se importa com o que tu pensas.

- Se uma mulher com mais de 30 não quer ver o jogo de futebol, não se senta
a teu lado a lamentar-se. Ela faz alguma coisa que queira fazer. E,
geralmente, é algo mais interessante.

- Uma mulher com mais de 30 conhece-se suficientemente bem a siprópria para
estar certa de quem é, o que quer e de quem o quer.
Poucas mulheres com mais de 30 anos ligam alguma ao que tu possas estar a
pensar sobre ela ou sobre o que ela está a fazer.

- As mulheres acima dos 30 têm dignidade. Raramente terão uma discussão aos
gritos contigo na ópera ou no meio de um restaurante chique.
No entanto, claro, se tu mereceres, não hesitarão em dar-te um tiro.

- As mulheres mais velhas são generosas nos elogios, muitas vezes não
merecidos.
Elas sabem o que é não ser apreciado.

- Uma mulher acima dos 30 tem segurança suficiente para te apresentar às
amigas. Uma mulher mais nova acompanhada de um homem ignora frequentemente
até a melhor amiga porque não confia no homem perto de outra mulher.
Uma mulher com mais de 30 não se podia estar mais nas tintas se tu te vais
sentir atraído pelas amigas dela, não porque confie em ti, mas porque sabe
que elas não a trairão.

- As mulheres tornam-se psíquicas à medida que envelhecem. Nunca terás que
confessar os teus pecados a uma mulher com mais de 30.
Elas sabem sempre.

- Uma mulher com mais de 30 fica bem a usar um batom vermelho brilhante.
O mesmo não se aplica às mulheres mais novas.

- Depois de ultrapassares uma ou outra ruga, vais ver que uma mulher com
mais de 30 é de longe mais sexy do que qualquer colega mais nova.

- As mulheres mais velhas são correctas e honestas.
Dizem-te imediatamente que és um idiota se te estiveres a comportar como
tal.
Nunca tens que tentar adivinhar em que pé estão as coisas entre vocês.

- Sim, nós elogiamos a mulher com mais de 30 por várias razões.
Infelizmente, não é recíproco.
Por cada bela, inteligente, segura e sexy mulher com mais de 30 anos,
existe um careca, barrigudo, em calças amarelas a fazer figura de parvo
com uma empregada de mesa de 22 anos."
(recebido por email)

Bost#4



Originally uploaded by lelacunha.

Isto está a aquecer...

Uma amiga minha costuma falar-me das mensagens que nós enviamos para o universo. Mensagens sobre o que queremos para a nossa vida, sobre o que pensamos, sobre o que sentimos ou aquilo que queremos vir a sentir. No outro dia, achei alguma piada, porque no meio de uma conversa trivial, um amigo disse-me exactamente a mesma coisa. Temos de fazer os pedidos ou recomendações ao Universo para que elas aconteçam.
É como se ao pedirmos, as dinâmicas se começassem a alinhar para nos darem aquilo que desejamos. Deve ser por isso, que se dizem por aí "tem cuidado com o que desejas porque pode acontecer-te" ou "cuidado com o que cospes para o ar, porque pode cair-te em cima".
Se assim é, temos de pensar bem no que queremos pedir e como vamos formular esse pedido ao Universo, para que recebamos aquilo que queremos de facto, em vez daquilo que achávamos que queríamos. Pensem. Formulem os desejos e esperem que vos caia em cima aquilo que será bom para Vocês.
Tenho andado a lançar para o Universo uma série de pedidos.... A ver se eles me caem em cima! Se sim, vão ver uma pessoa ainda mais feliz do que aquilo que consigo ser às vezes.

Os amigos de Alex # 4


DESAFIO
Um grupo de amigos tem vindo a fazer uma coletânea de frases que assentam num pressuposto. Não vou explicar qual é.Contudo lanço o desafio para que vocês tentem perceber a lógica e enviem sugestões! Todos os dias vou colocar uma frase para vocês se rirem!!
Já perceberam a lógica, portanto agora vamos engrossar a listagem!
Gosto da palavra engrossar!!!


"Hoje há um concerto da Ágata, Christie."

poesia # 18

Ir pela rua adiante,
com a alma tão pequenina que quase não a sentia,
e de um momento para o outro,
o cheiro das flores de uma árvore
chega-me como que para iluminar a alma.
Foi um momento de poesia tão pequeno, tão infimamente pequeno.

segunda-feira, junho 05, 2006

Crónicas de uma rapariga gira sem namorado aos 30 anos # 57

Vários homens têm perguntado porque é que eu continuo sem namorar. (As mulheres não querem saber disso!) Uns oferecem-se para terminar com esta solidão. Outros perdem tempo a exporem as suas teorias sobre a questão. Baseiam-se quase sempre no pressuposto de eu ser muito exigente e estar à procura do homem ideal ("que não existe" - anunciam-me eles, com ar de novidade!). Nota-se que não têm lido estas crónicas, porque senão já teriam percebido alguns dos pormenores que fazem parte deste enredo amoroso que é a minha vida! Outros têm lido, mas não interpretado. No outro dia, um colega meu, fez-me a minha pergunta. Como já estava alcoolicamente distraída e frontal, respondi-lhe prontamente com um "Estou tão bem sozinha, que só namoro se valer realmente a pena!" Ele ficou um pouco parado a olhar para mim. Parecia que tinha sido apanhado de surpresa.
Será que alguém acha que se está sozinho por falta de opções? Acho que em todos os casos essa não é explicação. Há sempre mais qualquer coisa para explicar esse fenómeno. No meu caso estou sozinha porque não estou desesperada por estar acompanhada. Sou uma sonhadora em absoluto e talvez isso seja a minha desgraça, que é como quem diz a causa de não ter namorado. Como é que se sabe se determinada pessoa vale ou não a pena para namorar ou para se ter uma relação? Não se sabe, mas sente-se. É uma intuição, é uma atracção, é um não-sei-o-quê-que-nos-diz-que-sim!
Estar sozinho não é assim tão mau. Estando sozinho pode decidir-se tudo o que se quer fazer e apenas de um minuto para o outro. Pode ter-se vários engates com quem se sai só para flirtar. Pode querer-se muito alguém durante uns dias e depois deixar de se querer, porque não existe o tal compromisso. Acho mesmo, que tem tantas coisas boas, quanto tem namorar.
Claro que se pode namorar por vários motivos. Para não se estar sozinho. Para se sentir que se tem um "Porto Seguro". Para se ter alguém com quem se tem rotinas e com quem não é necessário combinar. Para se crescer. Para se partilhar. Para se sentir o amor. Eu própria já namorei por vários motivos. E nem sempre foram os meus preferidos. No entanto, foram os necessários naquelas alturas. E nem sei se não volto a namorar por motivos menos "nobres" a meu ver. Para mim é nobre namorar pelo crescimento individual, pela atracção sexual e pela vontade em se partilhar muitas coisas com aquela pessoa, porque há qualquer cheiro que nos faz sentir muito bem com ela. Namorar por estes motivos nobres não é assim tão fácil. Reunir estas condições e ainda por cima amar essa pessoa?!
Acredito que existem relações que valem a pena. Acredito mesmo. Conheço alguns exemplos que me fazem acreditar nisso. Eu quero ter uma relação que valha a pena, em que eu evolua e faça evoluir. Onde me possa expandir e ser expandida. Em que eu admire a outra pessoa, mesmo encontrando defeitos. Na qual encontre o apoio e o desafio necessário para me sentir viva e em paixão. Que goste de coisas semelhantes, mas tenha sempre imensas novidades que desconheço, para poder ser surpreendida. Que tenha sonhos semelhantes aos meus, mas suficientemente diferentes para me abrir horizontes. Ora bem, e já que estamos a pensar em ideais, que não me provoque inseguranças, porque senão activa o meu circuito mais negro e deprimente.
Como acredito em relações que valem a pena, prefiro esperar por uma dessas. Aproveito estes tempos para me conhecer melhor, para me perceber e para tentar resolver algumas questões igualmente necessárias para essas relações de namoro funcionarem. Estou a aprender a sentir as coisas. Estou a aprender a perder aquele medo de que já falei antes. Estou a aprender a não fugir. Estou a aprender a respeitar-me. Estou a aaprender a gostar muito mais de mim do que o habitual. É um processo não só doloroso, como também é dificil de manter. Estou tão pegada aquela forma de estar anterior. Tem avanços e retrocessos. E não se pode racionalizar demasiado acerca destes assuntos e por isso nem sequer vou escrever mais! Mas o que é importante é q as relações que eu admiro são feitas por pessoas normalíssimas, cheias de defeitos, mas que encontraram entre elas aquele ponto de equilíbrio no aqui e agora, com uma transparência bruta. E quando escrevo sobre as minhas aprendizagens não quero dizer que estas têm de ocorrer antes de surgir a tal relação que eu espero. Pode ser uma relação a resolver algumas das questões... Ou não. O mistério da nossa existência.
E lembrem-se que, sempre que fazemos uma opção, consciente ou inconscientemente retiramos alguma vantagem dela... Portanto todas as pessoas sem namorado retiram benefícios disso! Deixem de nos tratar como coitadinhos... (lol)

sexta-feira, junho 02, 2006

preto e branco # 10


A noite tem um encanto, sobre o qual não sei escrever. Entendo melhor a noite do que o dia. As cores de um céu nocturno são misteriosas.
Foi a 1ª fotografia do dia de fotografia nocturna.
Conseguem identificar o lugar?

quinta-feira, junho 01, 2006

Hoje: 1 de Junho

"Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a"
Goethe

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?