segunda-feira, maio 30, 2005

Enigma...

é o nome do último espectáculo do Luís de Matos, que tive o privilégio de ver este fim de semana. Uma hora e meia de ilusões extremamente bem feitas, de boa música, de um bom gosto supremo e de muita fantasia. Excelente!! E, como já me havia acontecido no seu anterior espectáculo, senti-me criança novamente, sorri como uma criança, aplaudi como uma criança, sonhei, como a maioria dos adultos (infelizmente!!) já não tem a capacidade de sonhar!!

domingo, maio 29, 2005

Mecanosphere(?) & Synergie no Swing

Fantastico.
Digo mais: Muito fantastico.
Digo ainda mais: Fantabulástico!

Agradeci ao Adolfo meia dúzia de coisas que tinha de lhe dizer desde a minha adolescência.
Curti largo a música e o ambiente que se seguiu.
Só não curti que a P.F. tenha desaparecido. Mas curti o perfume.
Curti tudo o resto.
Afinal, há festas onde as pessoas se divertem genuinamente.
Muito bom. Aconselho. Levem roupa preta.

quarta-feira, maio 25, 2005

fez-me chorar hoje de manhã!

um amigo enviou-me um endereço de um blog que descobriu por acaso através de outro blog... blogs em cadeia! é uma espécie de conversas com Deus. alguém que sentia uma dor intensa e cujo o grito de ajuda foi dado na blogoesfera... pode-se acompanhar pelos textos um bocadinho do que ele sentia ao longo dos dias... a dor dilacerante. a vontade de desistir. a falta de força. as perguntas inócuas. e a esperança de que chegasse alguém que o salvasse. não chegou ninguém. mas ele não queria morrer... só não soube pedir ajuda...

chorei. choro sempre com o suicídio. sofro sempre com a dor de quem vai e de quem fica.

e pergunto-me: qual o papel da blogoesfera neste desespero?

fez-me rir hoje de manhã!

fui ao correio buscar uma encomenda, cuja a origem é uma publicação com a qual colaboro esporadicamente. na verdade pensei tratar-se da revista deste mês, uma vez que escrevi uns comentários numa reportagem. quando abri a encomenda tinha um frasco de perfume (que não era nenhum dos que eu uso...) e uma carta.

foi a carta que me fez rir à gargalhada logo às oito e meia da manhã!

Passo a citar:

"(...) acreditamos sempre no nosso trabalho e no potencial do Homem Português e a verdade é que os resultados estão à vista. O tempo passou e um novo Homem surgiu, livre de preconceitos, preocupado com o corpo e a mente(...).

E porque ainda há muito a fazer em prol do Homem Português, esperamos continuar a contar com o seu valioso contributo."

ora bem... sinto-me abazurdida... nunca tinha pensado estar a contribuir para o bem do Homem Português!!!

Contagem decrescente: Falta 1 dia!!

E depois levanto voo!!! ;)

terça-feira, maio 24, 2005

coisas simples

11. ver a lua sob o rio douro, numa noite de lua cheia.
12. caminhar à beira mar e no final tomar um banho de mar em pleno mês de maio.
13. ver um cachorrinho pequenino e lindo de morrer que apetece dar beijos.
14. ver uma das minhas gatas, muito gorda a subir as escadas...

Grande Concurso!!

Estou a pensar mudar o meu perfil, aqui do lado. Acho que já não me descreve adequadamente. Isso, decidi iniciar um concurso: escrevam propostas para o meu perfil (inventem à vontade, sejam alucinados - ou não). Aquele que eu gostar mais tem grandes hipoteses de passar a ser o meu perfil. Acaba por ser um bom exercício de escrita...
Quem ganhar, terá um prémio. Usem os comentários

Ora digam lá o que faziam...

Imaginem que são casados e têm um (ou mais filhos). Chegam a casa e a vossa esposa diz-vos "olha que hoje é dia da mãe. Já compraste alguam coisa para a tua mãe?".
O que é que faziam?

O Palácio da Ventura

Sonho que sou um cavaleiro andante
Por desertos, por sóis, por noite escura,
Paladino do amor, busco anelante
O palácio encantado da Ventura
Mas já desmaio...exausto e vacilante
Quebrada a espada já, rota a armadura...
E eis que súbito o avisto, fulgurante,
Na sua pompa e aérea formosura
Com grandes golpes, bato à porta e brado:
Eu sou o Vagabundo, o Deserdado...
Abri-vos, portas de ouro, ante meus ais!
Abrem-se as portas de ouro, com fragor...
Mas dentro encontro só, cheio de dor,
Silêncio e escuridão – e nada mais!

(Antero de Quental - retirei de um site)

um blog por dia (6)

mas se quiserem ficar com uma visão mais realista do caldas, leiam o ceu sobre caldas...

segunda-feira, maio 23, 2005

Caldas Late Night

na sexta feira passada lá andei eu nas caldas da rainha, de mapa na mão para saber onde se localizavam os 50 eventos daquela noite. de um lado para o outro a contra-relógio para não perder nada nas 4 horas que tinha para conseguir ir a "todas"! no final foi a festa de encerramento na escola. para trás ficavam as instalações, performances...

é uma iniciativa muito interessante em que os alunos (e indirectamente a escola) abrem as suas portas para o mundo cá fora. onde podemos ver as suas criações, visitar os seus espaços e conviver com a rua. agrada-me a existência deste tipo de iniciativas criativas e originais, onde nos sentimos num espaço diferente e onde nos deixamos levar pela actividade dos jovens criadores!

foi a segunda vez que fui e espero ir mais vezes.... e continuarei a convidar os meus queridos amigos para poderem participar e sentir qualquer coisa parecida com o que senti...

a beleza faz-me sentir feliz e vi algumas coisas belas!

estou sentada à espera. fico assim, quieta à espera que passe alguém ou alguma coisa. à espera de sair do marasmo em que me encontro. fico assim, á espera sentada. não sei se não me levanto por cobardia, comodismo ou simplesmente para me manter fiel ao princípio de que apenas me levantaria daqui para ir contigo... e fico à espera: à tua espera e à espera de perceber por o que é que espero....

Contagem decrescente: Faltam 3 dias!!!!

MissPopMaria

Dia 25 de Maio, no Maus Hábitos vai decorrer mais uma festa "MissPopMaria", dedicada à música portuguesa. Eu lá estarei, e penso que a Isis também. Apareçam, acho que era um bom momento para os caracóis se voltarem a encontrar, beberem uns belos copos e ouvirem um som porreiro. Vejam mais em: http://misspopmaria.blogspot.com

sexta-feira, maio 20, 2005

Contagem decrescente: 6 dias!!!

Les Choristes

Do realizador francês Christophe Barratier, Les Choristes é a história de um conjunto de crianças com vidas difíceis que vivem num colégio interno estilo militar, em que a máxima é acção - reacção, o que significa, na prática asneira-castigo.
Mas as coisas mudam com a chegada de um novo supervisor cuja paixão é a música e que consegue, contra todas as expectativas, formar um coro.
Um filme sobre esperança e sobre o poder da música, que nos embala o coração! Lindo...

quinta-feira, maio 19, 2005

bem me quer, mal me quer

bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer... mas será que esta maldita ciclotímia não me abandona??!!!

Um blog por dia (5)

uma das coisas que me dá mais prazer é chegar a casa, seja a que horas for, deitar-me no sofá de luzes muito baixas. ficar em silêncio e fumar um cigarro... ficar sozinha em silêncio ou ainda melhor, ficar acompanhada em silêncio...

coisas simples

8. um fino fresquinho num fim de tarde quente
9. comer um boião inteiro de gelado com sabor a strawberry cheesecake
10. sair de casa rapidamente quando começam obras na casa ao lado, logo pela manhã!

Casa da música ontem à noite

habitualmente diz-se que não temos duas oportunidades. neste caso, tive a 2ª oportunidade. Goran Bregovic - Wedding and Funeral Band. tinham estado em Lisboa, num dia em que por acaso estava lá e não mexi o rabo para ir ver. ontem tive a 2ª oportunidade. aproveitei-a como é evidente!

sem dúvida que eles são fantásticos e puseram um auditório inteiro a dançar. pessoas de várias idades. houve uma pessoa que me chamou a atenção. com 50 e tal anos, morto por se levantar para dançar. quando me levantei pela primeira vez, com a fila ainda toda sentada e apenas um grupo que se tinha levantado a lançar o mote, ele olhou e em cinco segundos estava de pé, animadíssimo a dançar. lindo. derramei duas lagrimasitas pela beleza das vozes femininas... e de resto ri. ri muito e dancei ainda mais.

quarta-feira, maio 18, 2005

Dúvida fiolosofica

Alguém sabe porque é que as mulheres (em sentido lato) quando querem X dizem o abecedário todo exceptuando X?
É a minha dúvida filosofica actual.
Bitaites bem-vindos

coisas simples

1. plantar flores em 20 cm2 de terra
2. apanhar um ramo de margaridas para por em casa
3. receber um telefonema inesperado
4. perceber que não vale a pena desistir
5. acordar num dia sol
6. ouvir música
7. olhar para o caminho como se fosse a primeira vez, evitando assim a ceguez da repetição!

Contagem decrescente: 8 dias!!!

Um blog por dia (4)

e não é que encontrei um blog sportinguista, mas com capacidade de auto-crítica e a dar esclarecimentos com sentido... fantástico! um destes dias vou tentar descobrir um do benfica que seja assim :-)

e claro que isto é uma forma de eu desejar um boa sorte para a final de logo que infelizmente e por ter de ir à Casa da Música, não vou poder ver na totalidade!

Inimigo Público

Tinha mesmo que tecer um rasgado elogio a estes gajos!
Não sei se costumam acompanhar a edição, mas eu tenho-me divertido imenso todas as Sextas-feiras.
O Público costuma ter boas ideias, mas esta foi fantástica. Permitam-me referir apenas a notícia que anuncia que Nossa Senhora de Fátima conta mais três segredos por SMS. Basta que escrevamos "Segredo + 333" e recebemos os novos segredos no nosso telemóvel! Sei apenas que um dos segredos é a data da próxima lesão do Mantorras, e um outro é (passo a citar) "a revelação do significado da esfíngica frase de Luís Filipe Vieira quando afirmou, após o Penafiel-Benfica, que o árbitro tinha mostrado ser 'filho adoptivo do sapo' ".
Claro que tinham que andar aqui os das Produções Fictícias no meio, e todo o jornal é um pouco ao seu estilo. Espero que dure muito tempo, porque neste país não faltam temas para satirizar. Disso até vamos tendo que chegue!

terça-feira, maio 17, 2005

hits da minha pré adolescência

re-encontrei o meu cd com os hits da minha pré adolescência... esteve 2 anos perdido em casa de um amigo meu (que por sinal, já mudou a minha vida em várias circunstâncias!!!)... hoje, trouxe-o comigo (ao cd, claro!!) e estou absolutamente deliciada a ouvir os genéricos do "Love Boat", do "Verão Azul" e quem não se lembra do "Dartacão"?!! pois... nunca encontrei o genérico daqueles bonequitos que se chamavam "Era uma vez no espaço" e também não tenho a Maria Armanda com "Eu vi um sapo"... com grande pena minha! este cd tem ainda pérolas do Elvis, Softcell, Pet Shop Boys, Bonnie-Taylor...


uma coisa é segura: quando ouço isto rio-me sempre... o que é sempre fantástico nos dias que correm!

Um blog por dia (3)

a propósito dos bares da moda do porto lembrei-me que "bar ruim é lindo, bicho"... se lerem este post percebem um bocadinho o que eu penso sobre este assunto!

ignorar

penso tantas vezes que o pior que me podem fazer é ignorarem-me.... parece-me ausência de tudo!

O Grande Gatsby (2)

"(...)
Por algum tempo estas divagações asseguraram um escape à sua imaginação; eram como um indício satisfatório da irrealidade do real, uma promessa de que a rocha do mundo assentava com firmeza na asa de uma fada.
(...)"
de F.Scott Fitzgerald, editorial presença, pp 125.

é tão bom sonhar antes de adormecer (é disso que este excerto fala!) e ficar a imaginar o que gostaríamos de ter para sermos felizes, ou pelo menos para acharmos que seríamos felizes...

porta. vento. poeira.

hoje acordei e apesar deste dia fantástico, só me apetecia fechar a porta... está muito vento lá fora e levanta a poeira: os meus olhos não conseguem ver nada cá dentro. deixei-a entreaberta por ter medo de a fechar e não conseguir voltar a abrir... apesar de tudo, a poeira ainda não ocupou tudo!

segunda-feira, maio 16, 2005

Um blog por dia (2)

existe um nome muito bom, porque uma vez que dás por ele... dás por ele em várias situações e diálogos! quem é que nunca disse grande coisa!?

comecem a reparar na quantidade de vezes que utilizam estes termos...

O grande Gatsby

"(...)
Cada um julga-se possuidor de, pelo menos, uma das virtudes cardeais, e esta é a minha: sou uma das raras pessoas honestas que já encontrei na vida."
(...)"
de F. Scott Fitzgerald, editorial presença, pp 86

domingo, maio 15, 2005

sonhar IV

alguém me sentiu a entrar e a sair dos seus sonhos?

"Eu amei-te..." de Aleksandr Púchkin

"Eu amei-te; mesmo agora devo confessar,
Algumas brasas desse amor estão ainda a arder;
Mas não deixes que isso te faça sofrer,
Não quero que nada te possa inquietar.
O meu amor por ti era um amor desesperado,
Tímido, por vezes, e ciumento por fim.
Tão terna, tão sinceramente te amei,
Que peço a Deus que outro te ame assim."

In "Qual é a minha ou a tua língua - Cem poemas de amor de outras línguas"

este poema tocou-me pelo conceito de altruísmo que conseguimos encontrar nos dois últimos versos. deve ter-me tocado por mais coisas.... e fez-me recuar até ao dia em que tive de ser altruísta no meu amor... tenho quase saudades do egoísmo que podia ter tido... mas fico tranquila por ter escolhido outro caminho, apesar de mais tortuoso!

sexta-feira, maio 13, 2005

Fotografias de fetos mal-formados para prevenção das drogas?

No mesmo público e no seguimento de uma excelente iniciativa relacionada com investigação sobre efeitos das drogas, aparece alguém a defender a utilização de fotos de fetos mal-formados nas escolas com o objectivo de prevenir o uso de drogas.
Isto é grave.
É grave porque uma especialista - presumo que de biologia ou assim, que ainda tem o desconto de falta de conhecimento - defende uma coisa que não se deve fazer, que não tem resultados e pelo caminho ainda dá cacetada na ocupação de tempos livres já que "pôr os meninos a pintar não funciona".
1º o que não funciona são imagens alarmantes e assustadoras
2º Mesmo que funcionasse, desconfio que um tipo que vai meter um Ecstasy, fumar uma ganza ou dar uma linha de coca pense duas vezes antes de o fazer porque "o uso de drogas creia mal-formações no feto"
3ª Alguém acha mesmo que isto previne alguma coisa? Se assim fosse, não havia tanta gravida a dar na heroina
4º A gravidez; a morte; os problemas cardiacos; os problemas pulmonares são problemas graves. Mas para um adolescente ou um jovem adulto são coisas muito distantes da sua vida. Mais vale falar no efeito negativo para a pele de fumar; na diminuição da capacidade erectil após a toma de Ecstasy - estas sim coisas que são reais para os jovens e que os preocupam - do que andar a assustar criancinhas com fotos de fetos mal-formados.
5ª Tudo bem que se mostre e divulgue as consequencias do uso de drogas para o individuo e para a eventual criança que se carregue no útero. Mas não o chamem prevenção.

Só mais um apontamento: há que ter cuidado em fazer extrapolações de investigações ou estudos animais para o ser humano. Indicam pistas de investigação, dão contributos importantes, mas é preciso investigar a coisa mesmo com pessoas. A bem da ciência.

Feng Shui Para Professores?

Ao ler um dos Público desta semana, qual não é o meu espanto ao reparar que houve uma conferencia para professores sobre "Feng Shui" ou coisa parecida. Mais do que isso, o espanto foi maior quando vi que os professores estavam imensamente interessados nesta "coisa" - acho que tem a ver com organização espacial das casas e tal e a circulação de "energia" pela mesma - e em outras coisas, tipo shakras, supostas "energias", astrologias e afins.
Já se fazem conferencias quasi-cientificas sobre "ciencias" new age em Portugal, para Professores...
Meu Deus!!! Professores a alinharem nestas tretas!!
Muito mal vai a educação em Portugal quando a casa fica cheia nestas "conferencias" de uma associação pró-ordem dos professores em que se fala de tretas new age e quando se fala de coisas "chatas" como organização de curriculos a casa fica às moscas.
Mais grave é o facto de quem tem a responsabilidade de ensinar ficar assim tão entuasiasmado com essas coisas. Se calhar ainda trazem isto para a sala de aulas. Mais dia menos dia ensina-se em Portugal que o mundo foi feito em 6 dias nas aulas de biologia como já acontece nos EUA.
Quanto a mim, acho que muitos professores deviam ser ensinados a distinguir o que é ciência e o que treta. Espantado fico eu é como uma pessoa que passa anos na faculdade não o consiga distinguir por si própria. Preocupado fico com a possibilidade destas coisas entrarem nas salas de aulas.
Afinal, já chegaram a conferencias para professores de uma Associação Pró-Ordem dos professores. Se fosse professor, punha esta associação na ordem.

sonhar III

hoje no meu sonho estavas a entrar na porta... não podias simplesmente estar de saída!?

um blog por dia (1)

é interessante! com os homens!

quando falo com alguns dos meus amigos sobre ir aqui, ir ali, ver um filme, ou outra coisa qualquer (desde que não sejam os meus amigos gays!) a pergunta é sempre a mesma: e tem gajas boas? tem gajas com mamas grandes? ah, "no quarto 2046 é que tinha uma gaja boa...." e as nossas decisões são simples e rápidas: ou tem ou não tem. e se não tem, paciência, porque vamos vêr onde elas andam! reparo que assim os homens simplificam a vida deles...

com as mulheres é diferente!

quando se colacam as mesmas questões, elas querem saber se vai o josé dos olhos verdes, o malaquias das pernas musculadas ou o tiago, ou o afonso.... porque senão preferem ficar em casa para se deitarem cedo, porque não têm objectivo que as leve a sair de casa! outras vezes, é diferente! vamos aquele bar, porque lé tem gente gira (leia-se gajas com roupa que elas gostariam e assim ficam a babar-se!!)! e quando se trata de avaliar a qualidade do quarto do 2046, o que conta não são as mamas... mas sim outra coisa qualquer que não me vale a pena explicar pela complexidade envolvente!

claro que também conheço algumas de pensamento pragmático como alguns homens... e também é claro que estou a extremar "coisa" porque assim é mais fácil perceber o que está por detrás de algumas decisões femininas e masculinas!

Barbaridades

Ao ler um blog concorrente :-) tenho conhecimento de que o padre que celebrou a missa de 7º dia da morte da Vanessa (a criança que foi atirada ao Douro) defendeu que era mais grave provocar-se um aborto do que matar uma criança de 5 anos. Já descobriram porquê? Segundo o sabiosíssimo ser superior que proferiu estas palavras, porque uma criança de 5 anos se pode defender, enquanto que no aborto não existe essa possibilidade!!
Como é que querem que as pessoas, principalmente os jovens, se mantenham próximos da religião???

Eu

Até agora eu não me conhecia
Julgava que era Eu e eu não era
Aquela que em meus versos descrevera
Tão clara como a fonte e como o dia.

Mas que eu não era eu não o sabia
E, mesmo que o soubesse, não o dissera...
Olhos fitos em rútila quimera
Andava atrás de mim... e não me via!

Andava a procurar-me - pobre louca! -
E achei o meu olhar no teu olhar,
E a minha boca sobre a tua boca!

E esta ânsia de viver, que nada acalma,
É a chama da tua alma a esbrasear
As apagadas cinzas da minha alma!

Florbela Espanca, Charneca em Flor - 1930

quinta-feira, maio 12, 2005

"penso blogo existo"

a frase não é da minha autoria, mas achei-a parva... e como hoje me sinto um bocadinho parva ;) resolvi partilhá-la com vocês!!

The Blower's Daughter

Ontem voltei a ouvir esta música, cujo autor, desconhecido até agora para mim, é Damien Rice. Quem viu o Closer certamente que sabe de que música estou a falar. É linda, melodiosa, daquelas que se ouve uma vez e não se esqueçe (é um bocadinho de fazer chorar as pedras da calçada, mas é belíssima). Vejam lá se reconhecem:

And so it is
Just like you said it would be
Life goes easy on me
Most of the time
And so it is
The shorter story
No love, no glory
No hero in her sky

I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes...

And so it is
Just like you said it should be
We'll both forget the breeze
Most of the time
And so it is
The colder water
The blower's daughter
The pupil in denial

I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes...

Did I say that I loathe you?
Did I say that I want to
Leave it all behind?

I can't take my mind off of you
I can't take my mind off you
I can't take my mind off of you
I can't take my mind off you
I can't take my mind off you
I can't take my mind...
My mind...my mind...
'Til I find somebody new

objectivos

ontem falava com um amigo sobre a necessidade de termos ou não um sentido para a nossa vida. acho que estavamos os dois num daqueles dias "não"... e talvez por isso a nossa conversa sobre o assunto! eu falava-lhe da importância dos objectivos pessoais e intransmissíveis para nos proporcionarem bem estar... e de como por vezes, eu arranjava desculpas cobardes para não correr atrás de alguns dos meus objectivos... e de como outros dependiam do universo imenso que me rodeia e fogem ao meu simples desejo...

existe uma frase de alguém (que não sei o nome) e que digo sempre nas formações:
"nenhum vento ajuda a quem não sabe para onde vai..."

sonhar II

voltaste a entrar nos meus sonhos! mas afinal, o que me queres?

quarta-feira, maio 11, 2005

nova regra de trânsito

"a raridade anula a prioridade"

pelos vistos inventei-a ontem quando disse a uma amiga que me advertia para parar num cruzamento: "nunca vêm carros daí..."

ups

criativos

hoje à hora do almoço perguntava-me se os artistas (todos, em que área queiram!) só existem pela ausência de sentido para as vidas deles.... e se a criação de algo era em si mesma a procura e o sentido da existência...

David Cronenberg

de vez em quando lembro-me de um filme que me marcou em 1993. M. Butterfly. foi um dos meus filme favoritos a juntar a vários outros...

hoje decidi ver se o filme existia de facto, porque quando pergunto, nunca ninguém se lembra! e existe mesmo! a china das óperas maravilhosas.... e do amor sem limites!

alguém se lembra da interpretação Jeremy Irons?! e da fotografia do filme?

"A intérprete" de Sidney Pollack

o cinema é uma boa terapia quando não me apetece pensar em absolutamente nada! entro ali dentro, num equipavalente a tomar um xanax e depois deixo-me apenas conduzir pela inconsciência.

este filme não é nada de espectacular. não faz sequer o meu tipo de filmes. mas como entretenimento é bom. e essencialmente por causa disto, que decidi falar sobre ele. um filme com uma história simples e vulgar, consegue tornar-se num bom filme, graças às interpretações de Nicole Kidman e Sean Penn (q se têm vindo a tornar nos meus actores favoritos!) e pela forma como Sidney Pollack apresenta as imagens!

e no final do cinema lá fui para casa, a correr para me aconchegar na minha cama, do quarto que tem estrelas no tecto!

sonhar

hoje sonhei toda a noite contigo. não queria acordar, porque estava a gostar tanto do teu colo.... por isto cheguei tardíssimo ao emprego!

terça-feira, maio 10, 2005

Ornatos Violeta

Os Ornatos eram uma banda que já não existe. Infelizmente... No entanto, editaram dois álbuns fantásticos: "Cão" e "O monstro precisa de amigos". Há frases ou excertos que nos dizem algo, que nos sensibilizam, ou que poderiam ter sido escritos por nós. Fica aqui a minha homenagem a estes monstros bonitos da minha música:

"Estranha forma de acordar que é estar pronto p'ra dormir (...)" - in Tanque

"Ouvi dizer que o mundo acaba amanhã
E eu tinha tantos planos p'ra depois
Fui eu quem virou as páginas
Na pressa de chegar até nós (...)
A cidade está deserta
E alguém escreveu o teu nome em toda a parte
Nas casas, nos carros, nas pontes, nas ruas
Em todo o lado essa palavra
Repetida ao expoente da loucura
Ora amarga!ora doce
P'ra nos lembrar que o amor é uma doença
quando nele julgamos ver a nossa cura." - in Ouvi dizer

"O meu mal é ver que estou bem." - in Tanque

"A minha líbido é tão sensível
E quando vibra faz-me um homem tão incrível
O meu corpo não é capa p'ró teu livro
Vou ensinar-te o que é sexo à moda antiga.
Eu nem digo dou duas sem tirar
Quem sabe até tiro antes de acabar
Eu quero deixar claro tudo o que é de mim
E só depois de estar em paz eu posso dar." - in Líbido

"Eu sei, a tua vida foi marcada pela dor de não saber aonde dói." - in Dia Mau

"Amar é bom se houver
No fundo de algum de nós
Alguma solidão
Eu calo a minha voz
É tão bom ser mulher
Descobrir quais são (...)
Se é tão bom de ouvir
Vivo para ti
Até o nosso amor morrer." - in Deixa Morrer

http://www.esad.ipleiria.pt/

Meus queridos caracóis,


caldas late night: 20 de maio

de acordo com proposta dos caracóis das Caldas, gostaria de sugerir que o próximo jantar fosse no dia 20 de Maio nas Caldas. aproveitamos o caldas late night que recomendo vivamente a ver pela amostra do ano passado...

aguardo os vossos pareceres!

sorriso

um sorriso é acordar mais cedo do que o habitual, ligar a música no volume quase no máximo e dançar de um lado para o outro!

acordei assim e sorri!

Tributo às Luas

Tinha prometido a mim mesma que um dia haveria de escrever sobre “As luas”.

Janeiro de 2001. Fui jantar a casa de uma amiga de uma amiga. Na verdade, acabamos por ser quatro. Ao longo do jantar sentiu-se um ambiente entre o mágico e o lunar. Entre um céu e outro mar. Decidimos que começaríamos a fazer um jantar uma vez por mês. E assim foi ao longo de 2 anos. Contudo e porque o nosso tempo nem sempre coincide, não temos conseguido cumprir. No entanto, não perdemos o desejo de o fazer e lá nos continuamos a juntar para os nossos jantares especiais sempre que os desencontros nos permitem.

Demo-nos o nome de Luas. Cada uma especial, cada uma com as seus talentos. Aprendi muito com cada uma. É incrível como cada jantar parece trazer uma luz à vida. E ainda continua a alimentar os nossos desalentos e alentos.

Elas foram a razão de ser de eu me tornar Isis. De ter começado a dançar a “dança do ventre”. E por ter decidido tatuar a lua. Foram responsáveis por muitos dos meus sorrisos. São encontros que tocam o místico e a amizade no sentido puro. São energia pura e a cada uma, das minhas luas, eu só gostava de agradecer e dizer o quanto gosto dela.

segunda-feira, maio 09, 2005

Pica-no-chão em Vila Verde

Este Fim-de-semana decorreu o segundo festival de pica-no-chão em Vila Verde, Minho. Para os menos atentos, pica-no-chão é o nome que se dá ao frango, à galinha, que não é criada em galinheiro e que portanto se alimenta "picando no chão" aquilo que come. Mata-se o frango e recolhe-se o sangue, coze-se fazendo um arroz malandro sobre ele e no final junta-se o sangue avinagrado para não coalhar. Pica-no-chão é um nome antigo, que alguns que tenham avós ou empregadas mais velhas da província certamente conhecem (certamente que a esquerda atenta neste blog me vai criticar por falar em "empregada da província", mas isto é só Queirosiano).

Uma boa cabidela tem os seus segredos e não sendo eu especialista em frente ao tacho, permitam-me os conhecedores que arrisque um pouco: Nem o arroz deve estar demasiadamente cozido, para, mesmo malandro ficar em papa, nem se deve juntar vinagre a mais. A intensidade do Vinagre nacional é tão grande, que o exagero leva à rápida saturação do palato, sobretudo numa carne branca e suave como é o frango. Se há exagero rapidamente se perdem os outros sabores. É claro que o frango, sendo pica-no-chão, também faz toda a diferença. Carne mais fibrosa e escura, mais consistente e com um sabor mais intenso ao que estamos habituados do frango de "supermercado".

O pica-no-chão que provei no Festival em Vila verde tinha todas estas características acima descritas e por isso considero que foi uma das melhores cabidelas que comi. O prato foi confeccionado no restaurante Assoc. de Agricultura Biológica de Vila Verde e talvez por isso o frango fosse de óptima qualidade. Para quem gosta do tipo de comida "tradicional" recomenda-se uma visita para o ano, sempre nesta altura. (broa, pica-no-chão e garrafas de vinho e água, 11€ para duas pessoas)

não gosto de fazer planos, porque sei que a seguir fico decepcionada se os contrariam... acedi a fazer planos e hoje fiquei decepcionada pela impossibilidade....

já dizia o outro: "fazer planos é ficar pegado a eles".

fragmentos desfragmentados

as coisas e as pessoas surgem na nossa vida com um propósito que, pode ser ou não, aproveitado. penso nisto muitas vezes para tentar encontrar sentido nas coisas que me vão acontecendo. principalmente para aquelas que são mais extravagantes.
porque é que nos acontece esta ou aquela oportunidade? porque encontramos esta ou aquela pessoa? porque é que repetimos os mesmos erros mais do que uma vez? porque é que desejamos estar lá mais do que uma vez? porque é que ficamos surpreendidos quando reencontramos alguém que nos tráz qualquer coisa de novo? sobram ainda imensos porquês que simplesmente não tenho vontade de os questionar.
no entanto, a resposta a todos os porquês assenta numa permissa simples. nada nos acontece ao acaso. com as situações temos alguma coisa a aprender. com as pessoas é mais complexo: temos de perceber se o encontro é dirigido para nós mesmos ou para o outro. só depois disso é que podemos perceber o sentido. acho que as pessoas só se encontram e afastam quando já cumpriram determinada função numa das vidas que se cruzou. em algumas situações isto dura o resto da vida, enquanto que noutras dura apenas uma hora, um dia ou uma semana ou até mesmo, um instante.
sexta feira. insónia. uma mensagem às 3 e 30 arranca-me da cama, faz-me vestir e leva-me até um bar. estou lá precisamente 3 quartos de hora. havia um assunto importante em discussão. cheguei. dei a minha opinião. e a discussão mudou de rumo. parecia que a minha função naquele dia, era apenas o de ir lançar uma luz sobre a dúvida...
outro dia. ribeira. tomar café com um rapaz que não via à 10 meses. percebi que havia um motivo para ele se lembrar de mim passado este tempo. havia duas possibilidades: tinha deixado de namorar e andava de regresso à agenda (acho sempre fantástico este fenómeno!!) ou precisava de mim em alguma coisa. claro que foi a segunda explicação. o interessante da situação: é que a dúvida dele dá-me a possibilidade de reflectir numa questão minha.
teria muitos outros fragmentos que se passaram apenas em meia dúzia de dias. pretendo mostrar apenas que nada nos acontece ao acaso. claro que pode ser só um distúrbio da minha cabeça. para algumas pessoas isto não faz sentido. o que é que achas disto? tudo ou nada ao acaso?
(claro que a esquizofrenia é sempre uma possibilidade...)

hoje acordei e....

e sinto-me confusa. não consigo perceber os enredos que me envolvem. se os procuro, provoco ou simplesmente me abro para eles.

não percebo como me deixei apaixonar por outra pessoa, não tendo ainda esquecido a tua presença. fuga? ou acaso? não consigo encontrar a resposta para esta situação. não sou assim. nunca me aconteceu nada semelhante. precisei sempre de pelo menos meio ano para me recompor. e se falarmos do outro Tu foram precisos dois anos. por isso estou confusa. falei com 2 ou 3 pessoas sobre isto. para uma delas, eu não estava apaixonada por ti. achei curioso, porque tu também achavas que eu não estava apaixonada por ti! mas com isto não posso concordar, porque sou apenas discreta na expressão do meu amor. para outra dessas pessoas, tenho sorte, proque assim é mais fácil. mas eu não gosto de coisas fáceis e por isso a explicação também me chateou! para a terceira dessas pessoas, a explicação é simultaneamente mais simples e como tal, também mais complexa! talvez seja a que eu concordo mais. não me apetece falar sobre esta, mas imaginem o mais simples que se torna no mais difícil e complexo.

sinto-me confusa entre várias coisas, mas essencialmente na tentativa de perceber porque me apaixonei por Ti?! não percebo o porquê do aqui, do agora e da emergência desta situação... e por isso tu não podes saber de nada....

domingo, maio 08, 2005

... Le Club

Foi mais uma noite que não quero esquecer. Finalmente senti-me longe de tudo, de todos e consegui não pensar em nada de especial. Esse especial tão ilógico, que nos anos seguintes já não possui o mesmo significado. Vou gostar de recordar esta noite, de sentir tudo isto que NÃO passava pela minha cabeça. Foi só a sensação de me divertir, rir muito, dançar e deixar andar. É algo muito aciganado e que eu gosto; quase uma ausência total de laços, raízes e todo o tipo de coisas que nos prendem e impedem... de muita coisa. Claro que não foi só esta noite. Enfim, tem sido. É um caminho que eu gosto e que quero continuar a percorrer, sem pressas, aos poucos.
LIBERDADE

sexta-feira, maio 06, 2005

É impressionante....

...como as pequenas gormandias nacionais conseguem ser verdadeiras delícias. Calhou-me almoçar de lanço num dos cafés classicos da invicta: o Díu. Cheio e frenético, recuperado da existência miserabilista a que tinha sido votado há uma dezena de anos atrás, está para dar e durar. Só pedi duas coisas para almoçar e de uma delas nem vou falar. Mas a canja de galinha, fantástica! Os bagos de massa al dente, a galinha bem esfiada, poucos miúdos, pouco sal e bom de gordura, num misto equilibrado entre a própria da galinha e o azeite. Que delicia! É bom saber que, ao abrigo da "globalização da sopa" nos centros comerciais, as canjas e o caldo verde que se servem nos cafés fazem sã concorrência directa. (sopa, ice-tea e sande americana, 4€)

eu sozinha sou um choque com a tecnologia

que já tenha apagado o word sem querer, já toda a gente sabe... e foi suficientemente humilhante chamar o informático pra resolver o problema! mas estar constantemente a cometer os mesmos erros e perder documentos que encerram em si mais de 8 horas de trabalho árduo (leia-se chato!!!) é burrice pura! pois... porque é que me deixam trabalhar num computador?! não percebo... sinceramente não percebo!

vou continuar a comer uvas para esquecer!

A gente vai continuar (Jorge palma, 1982)

"Tira a mão do queixo, não penses mais nisso
O que lá vai já deu o que tinha a dar
Quem ganhou, ganhou e usou-se disso
Quem perdeu há-de ter mais cartas para dar
E enquanto alguns fazem figura
Outros sucumbem à batota
Chega aonde tu quiseres
Mas goza bem a tua rota
Enquanto houver estrada para andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada para andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar
Todos nós pagamos por tudo o que usamos
O sistema é antigo e não poupa ninguém, não
Somos todos escravos do que precisamos
Reduz as necessidades se queres passar bem
Que a dependência é uma besta
Que dá cabo do desejo
E a liberdade é uma maluca
Que sabe quanto vale um beijo
Enquanto houver estrada para andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada para andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar
Enquanto houver estrada para andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada para andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar"

gosto muito desta música. mas gosto essencialmente do poema. talvez seja do vento e do mar ou da forma como ele fala da liberdade... ou sem dúvida, aquela frase "goza bem a tua rota" parece-me um lema de vida interessante! ou ainda de uma das coisas que me lembro vezes sem conta: reduz às necessidades se queres passar bem...

futebol

não gostava nada de futebol até entrar no estádio das antas para assistir a um porto- benfica. fiquei fascinada com o espírito estádio: uma autêntica cerimónia ritualista. depois percebi porque é que o futebol poderia ser considerado o "ópio do povo": é que as emoções que desperta são intensas, não se pensa em nada quando se vê o jogo e quando a equipa ganha, a boa disposição mantém-se durante algum tempo...

existe um livro, do qual não me lembro do nome (para variar) que compara o futubol a uma tribo. um estudo sociológico. interessante.

não sou do sporting, mas ontem fui. mereceram!

Fahrenheit 451

"A questão é óbvia. Há mais do que uma maneira de queimar um livro. E o mundo está cheio de pessoas que correm de um lado para o outro com fósforos acesos. (...) Cada editor obtuso que se considera a fonte de toda a literatura não levedada, toca ao de leve a guilhotina e observa o pescoço de qualquer autor que ouse falar mais alto do que um sussurro ou escrever não apenas um poema infantil." (Ray Bradbury; pp 190, 191; Publicações Europa-América)

Vale mesmo a pena ler....

"cada vez que ela escreve, corta um caracol..."

quinta-feira, maio 05, 2005

Parque da cidade

ontem fui andar para o parque da cidade. e enquanto andava lá, pensei que tinha de escrever sobre isso. como se todo aquele verde à minha volta, o cheiro entre o mar, a relva cortada de fresco e a terra remechida enchessem todos os meus sentidos. fiquei como que em êxtase natural... e senti-me com uma espécie de alheamento do mundo em geral, centrando-me apenas nos passos que dava, nas belíssimas fotografias que poderia ter tirado se estivesse com a máquina. foram imagens que ficaram retidas na minha imaginação!

houve uma imagem mais especial do que todas as outras: imaginem o chão seco com folhagem acastanhada, e um corredor de pinheiros com o sol de fim de tarde a bater-lhes, apenas com o barulho do vento que sussurrava qualquer coisa inaudível....

quarta-feira, maio 04, 2005

Carta I

"...
...estavamos a falar, mas não conseguias olhar para mim. o que mais me magoava era a frieza com que falavas. parecia que te tinhas tornado noutra pessoa. enquanto falavamos eu tentava olhar o fundo dos teus olhos para encontrar algum resto de emoção. tentei encontrá-la com o medo de que se não a visse naquele momento ela iria perder-se para sempre. pareceu-me ver a sua sombra, mas não tenho a certeza...

é engraçado como as palavras ditas de uma forma fria parecem ultrapassar os limites da audição e cravarem-se bem fundo na alma.

assim foram as tuas palavras daquele dia: frias. sem emoção. sem conteúdo. apenas palavras perdidas ao acaso, em que dizias que já não gostavas de mim. ainda as trago presas na alma.

despedimo-nos e eu pensava na frieza com que tinhas conseguido falar comigo... e mesmo agora, às vezes, penso na tua capacidade de te afastares das coisas, olhares com a rigidez da razão e de te agarrares aos argumentos como que empunhando um punhal frio e cortante.

e ainda penso na tua frieza...
..."

terça-feira, maio 03, 2005

"À la Carte"

Este fim de semana fui ver uma peça de teatro muito engraçada. Chama-se "Comédia à la Carte". Três actores, acompanhados por um dj, fazem um espéctáculo cómico, interactivo e de improvisação, em que o público dá os temas e marca os tempos.
Acho admirável o trabalho dos actores, porque é preciso ter uma capacidade de resposta imediata. E com piada. É o que se espera deles.
No entanto, quando vemos uma peça, um espectáculo, um bailado, não pensamos nas pessoas por detrás das profissões. Nas suas vidas. Estados de espírito. Nas alegrias e obstáculos. Por isso, nesta peça em particular, admirei ainda mais o trabalho de pessoas que me fizeram rir quando, dentro de si, deveriam estar a chorar. E se essas pessoas exteriorizassem o que lhes vai na alma, na vida, então concerteza que teria visto um verdadeiro "Caos à la Carte".

Foi num dia assim

Foi num dia assim há muitos anos.
Era um daqueles que já bebia a esta hora e passeava um chapeu de papel já carimbado por inúmeras bengaladas.
E surgiste correndo e saltando para os meus braços, molhando os teus lábios nos meus.
Poucos dias depois acabou tudo. Por minha opção.
Eu fui para um lado, tu para o outro.
Volta e meia tentava recuperar o que tinha estupidamente deitado fora.
Não consegui e tu deste o nó.
De nó na garganta fico sempre nestes dias em que o Porto fica intransitável. Uma vez por ano. Sempre com o mesmo nó na garganta. E a recordação dos teus lábios nos meus naquele beijo que irei lembrar para sempre.
Convém recordar estas coisas. E ver que que os momentos decisivos de uma vida raramente são identificados como tal na altura.
Nesse mesmo dia disse-te e escrevi na tua T-shirt, alí na mama esquerda, aquilo que hoje recordo como uma das frases mais verdadeiras que alguma vez proferi ou escrevi. Eu Amo-te.
Triste sina esta, de tomar estas opções, deixando-as marcadas por um acontecimento grado da cidade do Porto. É castigo divino ter de acordar sempre na terça-feira de Queima das Fitas e recordar um belo amor que desperdicei. Mereço a penitência.
Quem seria, onde estaria, se não tivesse ido por esse lado? Nunca o saberei. Mas sei que para o ano, numa terça-feira de Maio, recordarei o teu amor. De forma a não cometer o mesmo erro nunca mais.

viajar

falava com ela há três dias atrás. ela dizia-me que viajar não me valia de nada, porque significava fugir aos meus problemas. por outro lado, eu argumentava que não se trata de fuga, mas sim de parar, de limpar e de renovar. ela argumentou até à exaustão que eu desejar tão desesperadamente viajar era sinónimo de estar a fugir à minha realidade. quando tudo o que quero é ver a minha realidade mais limpa e para isso preciso de criar um afastamento que parece ser potenciado pela minha entrada num avião e pelo sair do outro lado, num sítio desconhecido, em que a minha realidade adopta um plano menos central e em que consigo entrar numa espécie de comunhão comigo mesma. continuamos à conversa e a certa altura já nem falavamos de férias. preferi calar-me. as nossas opiniões cada vez estavam mais afastadas e a discussão já não nos ensinava nada. e assim ficamos a falar de outras coisas igualmente triviais...

viajar. é verdade que estou desesperada por viajar. é verdade que vou pra limpar a alma. preciso do contacto com sítios novos, pessoas diferentes. simplesmente renovar.

porque sei que quando voltar, estarei mais limpída, menos cansada... e com aquele brilho que sei ter depois de cada renovação. foi sempre assim.

por isso eu acho que devíamos ser obrigados a viajar pelo menos 2 vezes por ano para sítios diferentes e novos!!

comentários

ontem lá consegui resolver esta questão do erro neste blog que afectava essencialmente os comentários. perderam-se todos os comentários e com eles uma parte de estória da nossa existência. mas anuncio-vos desde já uma nova etapa para este blog!

e para quem me conhece e se está a rir à gargalhada, pode parar! eu não fiz estas alterações sozinha... tenho consciência das minhas limitações tecnológicas!

segunda-feira, maio 02, 2005

Guarany

hoje é 2 feira. está enevoado. chove. não é um bom começo para uma semana que ameaça ser complicada. decidi ir comprar umas coisas à baixa, mas por motivos de falecimento encontro a loja fechada. combino almoçar com um amigo, mas por causa de uma reunião chegou atrasadíssimo. e pensei: hoje é uma péssima 2ª feira....

aquilo que valeu hoje? o guarany. para quem não conhece é um café antigo que existe na avenida dos aliados, no porto. restaurado. um daqueles cafés típicos. fico feliz quando vejo recuperarem estas obras que considero importantes para manter a personalidade da cidade.

e agora, lembrei-me de um dos momentos altos da semana passada em que descobri que estavam a recuperar uma das casas mais bonitas da baixa portuense: das mais bonitas que já vi nesta cidade e que me fez criar uma colecção fotográfica de fachadas de casas que eu tenho medo que desapareçam por falta de cuidados. mas parece que ainda existem pessoas com amor a algum tipo de "antiguidades" ! neste momento não me lembro do nome da rua, mas é uma rua transversal à rua da fábrica, e a casa é em arte nova.

rejuvenece-me ver a rejuvenecer estas coisas antigas. não percebo bem porquê!

saudades

pergunto-me muitas vezes como se poderia descrever a saudade: aperto no estômago que se prolonga até dar um nó na garganta? ausência de capacidade de repirar, dormir e quase comer?

é assim que me sinto....

sensações

passam-me tantas sensações no corpo... sinto-as na mão e um estremecimento pelo corpo desde a espinha até ao fim das costas! não consigo explicá-las nem identificá-las, mas sinto-as como se tratasse de um cubo de gelo pelo corpo... e isto faz-me perceber o nível a que estou desperta no mundo das sensações!

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!
Free Live Chat Rooms Enter my Chat Room
Free Chat Rooms by Bravenet.com
Who links to me?